Portal Tupanatinga: Acompanhamento do comportamento das bacias sedimentares do semiárido

Postagem em destaque

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Acompanhamento do comportamento das bacias sedimentares do semiárido

“Manancial da baixa funda superou expectativa”

Por Tácio Fernandes






                                        (ASPECTO TECNICO)


A bacia do Jatobá, situada em quase sua totalidade no estado de Pernambuco, é formada por 10 municípios pernambucanos (Ibimirim, Manari, Inajá, Tupanatinga, Tacaratu, Petrolândia, Floresta, Sertania, Buique e Arcoverde) e um no estado alagoano cidade de Mata Grande, ocupa uma área de aproximadamente 5600 km², com uma espessura média de 350 metros, sendo a maior reserva hídrica subterrânea do estado.
Litologicamente está caracterizada por uma seqüência predominantemente arenosa, onde se destaca arenitos grosseiros, que geralmente possuem cores que variam de esbranquiçados a róseos avermelhados, denominados de formação tacaratu.
         A existência de estruturas sedimentares permite a formação de estruturas marcantes da bacia do jatobá, como a falha e o graben de Ibimirim, o graben de puiu e quiri d’alho e a ocorrência do ¨graben da baixa funda localizado no município de Tupanatinga.
         Os princípios básicos para um estudo hidrogeológico de planejamento e gestão do uso de água, é o verdadeiro dimensionamento de oferta e demanda dos recursos hídricos, o qual se tem intensificado ultimamente com a exploração deste aqüífero, devido à seca que assola a região. Foi grande a quantidade de poços perfurados na região da baixa funda, poços perfurados aleatoriamente sem estudos, licença ambiental, ausente de parecer de viabilidade de exploração, desprovidos de proteção sanitárias e sem testes de vazão.

Instalação do poço artesiano para teste de potencialidades do aqüífero jatobá (baixa funda)
No ano 2012 o ministério de minas e energia, através da CPRM procurava no município de buíque, uma área para perfuração de um poço artesiano, apenas para testes, aí surgiu o problema que ninguém aceitava o poço nestas condições, foi aí, que ofereci uma área, pertencente ao vereador Idelfonso José de lima, que tem se mostrado receptivo com a CPRM e disposto a manter o que foi previamente acordado, para perfuração de poço na região da baixa funda com o objetivo de levantar, gerar e disponibilizar informações, conhecimentos, potencialidade e utilização das águas deste aqüífero que o mesmo só receberia o poço para seu uso próprio após o término da pesquisa.
 A grande importância deste poço teste é que foi elaborado um gráfico, veja figura em anexo, pelo ministério das minas e energia através das leituras efetuadas trimestralmente, como se comporta o aqüífero, mesmo com a grande retirada de água naquela região.  E o rebaixamento foi de 1,20 metros de profundidade, considerada insignificante para o período de três anos a partir de janeiro 2013 a janeiro 2016, mesmo considerando-se que houve pequenas recarcas neste período pesquisado. No entanto devemos esperar recargas maiores para que o nível permaneça normal o que será de grande importância para nossa região.
   Aspecto sócio- econômico              
         A grande importância deste manancial é que deveria ser explorado para duas finalidades, o abastecimento público em atividades produtivas de áreas irrigadas com destaque para uso de métodos localizados de irrigação, assistência técnica, novas tecnologia, sobretudo aos cultivos de fruticultura, fomentar o desenvolvimento sócio-econômico sustentável da região, reestruturando e soerguendo a estrutura de comercialização da produção integrando a região aos mercados estadual e regional. Melhorando as condições de vida da população.
          Desenvolvendo minhas atividades nesta região, tenho observado que a implantação da avicultura seria muito importante, pois temos a oferta de água em abundância e clima favorável para implantação desta atividade através da criação de frango de corte no sistema de integração, outra opção, é que ao receber visita da direção da indústria Tambaú, Dr. Hugo Gonçalves, presidente da empresa,(sugerido por ele) em junho de 2013, foi discutido sobre o potencial de incrementar a fruticultura irrigada em parceria com a indústria já que a mesma estava importando frutas de são Paulo e da china, não obtive respaldo ou interesses para alavancar este projeto, como também, financiável pelas instituições bancários, não obtive apoio dos gestores e locais para a implantação e/ou discursão destes dois projetos, apenas através de contatos com o ex-gestor o Sr. José cordeiro Feitosa é que demonstrou interesse em investimentos nesta área para beneficiar os pequenos produtores rurais locais que se caracterizam por possuírem pequenas áreas, diferentemente dá região depois de povoado do Moxotó onde começam a se estabelecerem grandes empresas produtoras rurais, através da perfuração de poços profundos.
             
                                                                                                              Como estamos em período eleitoral fica a esperança que surjam novos gestores que possam incrementar estas idéias ou outras em que possam ser beneficiados os produtores com uma nova atividade que ofereça uma vida justa e decente. É o meu pensar.

Por Tácio Fernandes

Tácio Fernandes   é  consultor em  projetos de infraestrutura nas prefeituras de serra talhada, lagoa grande, águas belas, floresta e carnaubeira da penha e da epcpb- empresa paraibana de convênios.














Nenhum comentário:

Postar um comentário