Portal Tupanatinga: 2020-04-12

Postagem em destaque

quinta-feira, 16 de abril de 2020

ENEM E VESTIBULAR 2020 – TUPANATINGA – APROVAÇÃO EM DESTAQUE




Cursar uma universidade é um passo importante na construção de uma carreira solida e estável, 



A Cidade de Tupanatinga está de parabéns pela grande quantidade de alunos aprovados no ENEM/Vestibular 2020, nas mais diversas áreas.
Em medicina, que é tido como o curso mais concorrido, foram 8 aprovações, foi o curso com o maior numero de aprovados em Tupanatinga.
Tupanatinga tem se tornado um grande celeiro de estudantes universitários, demostrando a capacidade dos nossos estudantes, e nos traz uma agradável sensação orgulho de nossos feras, nossa cidade se orgulha dos diversos profissionais já formados em cursos superiores nas mais diversas áreas, e outros tantos que virão, não resta dúvida a posição de protagonismo que temos na região.
O jornal Portal de Tupanatinga parabeniza a todos os feras 2020, bem como seus familiares por esta importante conquista. A educação sem dúvida transforma vidas. Cursar uma universidade é um passo importante na construção de uma carreira solida e estável, como também tem a possibilidade de usar sua formação acadêmica para transformar a sociedade, tornando um mundo melhor para todos.
São eles:
RELAÇÃO DE ESTUDANTES APROVADOS NO ENEM/ VESTIBULAR 2020

Nome                                                   Instituição                                              Curso

Anderson Braz,                                    UFPE/CARUARU       engenharia de Produção
Arthur Luiz Vieira paz                        UPE/RECIFE                                      medicina
Camila Inácio Viana    (EREM JEM)         UNOPAR                              PEDAGOGIA
Carolinne Costa Cavalcanti                  UFPE/CARUARU                 Engenharia Civil                
Diego Silva                                                                                                           direito;
Fabia Geysiely Eloi Feitosa                 CATOLICA – RECIFE                      Medicina  


Giovana Soares Oliveira                                                                                  medicina 
Giovana Teixeira,                                    FMO- OLINDA-PE                        medicina

Hillary Krysti Ferreira Borges               Univasf        -                                    medicina                                                                                         
Ivisson Rislley  de China;                                                                                medicina
Jade Martins Souza                                  UNP NATAL(RN)                          medicina                                                                                 
Jamyson Martins                                      UPE                                                odonton
Jean Pereira  Albuquerque (EREM JEM)    UFAL                                              LESTRAS
José Wellington                                        UFPE                          Ciências da computação                  
Karolayne Alves De Oliveira (EREM JEM)            UPE                                                HISTÓRIA
Leidiane Martins Da Silva   (EREM JEM)   UNOPAR                                  PEDAGOGIA
Maria Águida Da Silva  (EREM JEM)     UNOPAR                                      PEDAGOGIA
Maria Taianara G. De Moura (EREM JEM)             AESA                                    MATEMATICA  
Matheus Cavalcanti De Lima   (EREM JEM)  UNIPLAN                             ED. FISICA


Maxssuelly Marinho Alves Dos Santos (EREM JEM)    FACOON                      DIREITO



Micaele Bezerra De Oliveira  (EREM JEM)    UNOPAR                               PEDAGOGIA
Paula Eliane Cavalcante De Souza   (EREM JEM)    UNOPAR                    PEDAGOGIA
Rafael Neto                              MAURICIO DE NASSAU                Medicina
Rayane Da Silva Santos  (EREM JEM)      UNOPAR                                 LETRA
Riquelia Da Silva Marques (EREM JEM)   AESA   .                                   ED. FISCICA

Por Luis Wellysson

       















                                   









MARIQUINHA DO SAMBA DE COCO FOI HOMENAGEADA COM O TITULO DE MESTRE DO SAMBA DE COCO, CONCEDIDO PELA CÂMARA DE VEREADORES

Em uma noite histórica, a câmara de vereadores de Tupanatinga homenageou no dia 26/12, quinta feira, a sambista Maria Leite da Conceição Ferreira pelos relevantes serviços prestados a nossa cultura popular, notadamente no Samba de Coco de Tupanatinga com o Título de Mestra do Samba de Coco Tupanatinguense

O Projeto aprovado por   unanimidade foi de autoria do Vereador Luís Wellysson de Almeida.


Em seu discurso a homenageada, muito emocionada,   agradeceu a Câmara de Vereadores  pela aprovação do Titulo e ao Vereador Luís Wellysson pela indicação, pelo reconhecimento do seu trabalho em prol da cultura e sobre tudo   seu trabalho frente ao movimento do samba de coco , uma cultura de tradição familiar que vem resistindo há mais de 50 anos e que já está preparando filhos, netos e sobrinhos para dá continuidade assa cultura raiz e histórica da sua  família e de nossa Terra.

O Título de Mestre de Samba de Coco, foi instituído através do Decreto Legislativo nº    /2019, reconhecimento pelos relevantes serviços prestados a nossa cultura popular.
Maria Leite da Conceição Ferreira, dona Mariquinha do Coco como é conhecida, é uma das principais defensoras da cultura raiz de Tupanatinga. Uma cultura que vem sendo transmitida por seus familiares há mais de 50 anos, desde seus antepassados como o mestre Manoel Ocrisio, líder do movimento dá época juntamente com Júlio de Ocriso, Vicente Preto e Vicente Carquejo, João de Maçu, Josefa de Manoel Pedreiro e tantos outros, mas quem vem resistindo e segurando o movimento é Mariquinha. Nessa Luta, tinha Severino Carquejo sempre a seu lado, grande mestre e poeta do grupo, mas há poucos anos também chegou a falecer deixando sua Parceira seguindo a missão de não deixar o samba morrer e este ó seu lema.  


Em seu discurso o Vereador Wellysson de Quinca, agradeceu aos demais colegas vereadores pela aprovação da homenagem a dona Mariquinha, e falou da sua honra em poder propor este justo reconhecimento a quem muito contribuiu e continua contribuindo para a cultura de Tupanatinga, especialmente o samba de coco, finalizou suas palavras agradecendo também a Zé de Nica por ter lhe sugerido que trouxesse para câmara essa matéria.








por Edimilson
Fotos: Stillu's

publicação do JORNAL PORTAL DE TUPANATINGA, EDIÇÃO VI -DEZ/2019 E JAN/FEV-2020



segunda-feira, 13 de abril de 2020

Turismo: como fator de desenvolvimento para um Território


Por que será que insistimos tanto na tecla do turismo como fator de desenvolvimento para os municípios? Antes mesmo de responder esta pergunta, vamos entender o que significa esta atividade e como ela pode movimentar a economia de uma região?






O turismo é uma atividade produtiva que tem a capacidade de movimentar diversos setores dentro da economia, pois para atende os anseios das pessoas que visitam uma região, uma enorme quantidade de produtos e serviços são necessários para garantir a estadia e satisfação do visitante. Dentre os setores movimentados podemos citar: a manufatura de produtos artesanais, serviços de guias, transporte, hotelaria, restaurante, isso só para citar alguns setores que são utilizados de forma direta pelos turistas. Mas para alimentar estes setores, outros produtos e serviços são oferecidos gerando uma grande cadeia que envolve, por exemplo, o fornecimento de pão de uma padaria para o café da manhã no hotel, o abastecimento do veículo em um posto de gasolina, ou até mesmo os serviços de trabalhadores da construção civil na manutenção de hotel ou restaurante da cidade que investe na atividade turística.
Bem, voltando à pergunta inicial, o que dizer do potencial turístico desta região? Rica em atrativos culturais e naturais, Tupanatinga, juntamente com outros municípios próximos detém atrativos turísticos que podem desenvolver esta atividade de forma integrada com cidades próximas como: Arcoverde, Buíque e Itaíba; só para citar alguns municípios, deste imenso e rico Território, que somando seus atrativos turísticos, pode despertar o interesse de turistas não só para Tupanatinga como para os demais municípios deixando a região, ainda mais atrativas aos visitantes.
Durante nossas andanças em Tupanatinga, vimos paisagens exuberantes pertencentes ao Parque Nacional do Catimbau, local que impressiona pelas belezas cênicas e formações geomorfológicas que pela ação dos ventos e chuvas, esculpem elefantes, torres e tudo mais que a imaginação puder decifrar. Além da natureza, o Parque abriga diversas aldeias indígenas, mantem preservadas centenas de cavernas e dezenas de sítios arqueológicos com pinturas rupestres que datam de mais 6 mil anos. O lugar impressiona seus visitantes pela diversidade de paisagens nos seus mais de 62 mil hectares, dos quais grande parte ainda não é se quer conhecida ou explorada turisticamente.
Além do Catimbau, outros atrativos chamam atenção pela sua importância histórica, como o Casarão do Sítio Pilões, que atualmente, devido a sua má conservação, inviabiliza a visitação ao atrativo que guarda parte importante da história da cidade, ou mesmo o pitoresco Museu da Garrafada, que chama a atenção pela quantidade de sabores produzidos, 127 diz o amigo Nildo. No pequeno sítio o visitante também tem a oportunidade de conhecer as obras de arte talhadas na madeira e boas histórias contadas pelo anfitrião/artesão deste curioso atrativo turístico. E não poderíamos deixar de citar a curiosa Lagoa do Puiu, de águas doces e salgadas, que misteriosamente não se misturam e intrigam seus visitantes que não encontram uma explicação para esta separação natural que só a natureza é capaz de ofertar.
Então o que precisamos para despertar sobre estes e tantos outros potenciais turísticos? Planejamento, organização, integração e divulgação. Mas estes são outros temas que trataremos nos próximos capítulos no JPT.
Texto e fotos:  Izabel Santos
Publicação do Jornal Portal de Tupanatinga: ago/set/out 2019


PROFESSORA: ÁUREA RODRIGUES E SILVA


HOMENAGEADA DO JORNAL PORTAL DE TUPANATINGA

Por: Maria José Perreira(D. Zezé)
 ÁUREA RODRIGUES, ENQUANTO SEC. MUNIC 
GOV ODILON T. CAVALCANT
Áurea Rodrigues, uma das filhas do casal Antônio Estalão e d. Maria Rodrigues Coelho, casal religioso e de boas virtudes. Em face dessa religiosidade, seus filhos seguiram seus bons exemplos, que fez com que a família "ESTALlÃO", como é carinhosamente conhecida, se tornasse admirada e respeitada na sociedade tupanatinguense.


             Áurea foi professora da escola José Emilio de Melo, as disciplinas de Ciências, Matemática e Educação Artística, cuja diretora na época era a Sª Maria Helena Cursinho de Melo. Além desse campo profissional, exerceu a função de Secretária Municipal de Educação por mais de 12 anos nos governos: Artur Fôr de Souza, Odilon Teixeira Cavalcanti e Lourenço Alves de Souza. Em virtude do papel relevante que prestou e continua a prestar à sociedade, o prefeito Sr. Manoel Tomé, em sua homenagem, colocou seu nome na Biblioteca Municipal. É uma cidadã atuante  que permanece na ativa nos aspectos social e religiosos, além de preservar seus valores morais, advindos da criação do lar, e sempre procurou ajudar aos necessitados, por exemplo: quando ainda não havia casa paroquial em nosso município, os sacerdotes ou bispos quando vinham em suas missões eucarísticas, todos se hospedavam na residência do Sr. Emílio de Melo, que passou a residir em Arcoverde, e por conta disso passaram a se hospedar na residência dos pais de Áurea Rodrigues com agradável receptividade. Com o passar do tempo, estimulada por Ideia de um padre da época que manifestou o desejo de construir uma casa paroquial na cidade, d. Bela, Irmã de Áurea, também professora e pessoa de nobres virtudes, empenhou-se incondicionalmente para que esse sonho se transformasse em realidade. E assim foi construída a "CASA PAROQUIAL," fruto do apelo social cristão, que atende de forma orgulhosa e comprometida a população de nosso município, com o apoio incondicional da família Rodrigues Estalão e sociedade civil.
Como sempre, áurea esteve à frente das principais decisões da comunidade religiosa, que o caso das irmãs pastorinhas, que se estabeleceram em nosso município, com o apoio incondicional de áurea e de toda sua família para que as pastorinhas tivessem uma boa acolhida da população da zona rural à zona urbana. Além de ter promovido os primeiros encontros na zona rural com professores, alunos e comunidade em geral. Sempre disposta a ajudar no que fosse preciso. Esse elo e essa parceria continuam nos dias atuais, visto que é uma pessoa que procura servir a Deus através de suas atitudes de carinho e solidariedade paras com o próximo, Apesar de ser uma pessoa discreta, que não gosta de publicidade, seus serviços relevantes, no campo social, aparecem e são bem-vindos.

FOTO: ACERVO DE ADELZIRA 

domingo, 12 de abril de 2020

Paroquia de Santa Clara em Tupanatinga celebra 50 anos de criação canônica e 131º Festa de sua Padroeira.



Com alegria e júbilo celebramos entre os dias 07 e 16 de julho, a tradicional Festa de Santa Clara de Assis em Tupanatinga, celebrada desde o ano de 1888, século XIX, quando a cidade ainda trazia o belo nome de Vila de Santa Clara. Além da dimensão de Fé e do valor histórico da Festa religiosa, estão presentes os fenômenos sociais, políticos e econômicos, tornando-se assim o maior e mais importante evento da cidade.
Este tempo de graça e benção para a Comunidade Paroquial e toda cidade, iniciou de forma extraordinária neste ano, com a procissão da chegada da Relíquia de Santa Clara (pedaço da túnica), trazida da cidade de Assis na Itália. A população preparou e fez uma belíssima recepção para acolher a relíquia trazida pelo Pároco Pe. Roberto, C.Ss.R e pelo Bispo Diocesano  Dom José Luiz F. Salles, C.Ss.R.
Nossa Igreja Matriz de Santa Clara surgiu da devoção do seu povo que se reuniu para a construção de uma capela inicialmente de taipa, num terreno doado pelos devotos Felipe Nery e sua esposa, aos 25 de março de 1888. A Capela de Santa Clara recebe sua primeira benção no dia 02 de dezembro de 1888, sendo reconstruída ainda em taipa 13 anos depois.
No ano de 1921 foi demolida a capela de taipa e iniciada a construção da Igreja de alvenaria sendo esta ampliada no ano de 1980, ganhando a torre atual.  A então Capela de Santa Clara foi desmembrada da Paróquia São Félix de Cantalice da cidade de Buíque e elevada à condição de Paróquia no dia 09 de março de 1969, naquele dia foi lido o decreto de criação e empossado o primeiro pároco: Padre Rolando Roiatti, que em apenas 1 ano e 10 meses, estruturou a nova Paróquia.
A assistência aos sofrimentos da sociedade sempre receberam especial atenção da comunidade paroquial desde sua criação, tanto que o Padre Rolando, já em 18 de maio de 1969, fundou a Campanha “Boa Vontade” para assistir as necessidades dos menos favorecidos do Município. Esta campanha está registrada no Livro de Tombo, bem como, o nome dos 52 cidadãos de Tupanatinga que doaram os recursos. Nosso saudoso Pe. Mariano Jednejcsyk, durante 27 anos marcou a paróquia com seu grande zelo e dedicação pela catequese e pela construção de Igrejas nas comunidades rurais e povoados.
            A Paroquia não perdeu sua identidade solidária e hoje contamos com a Cáritas Paroquial atendendo mais de 50 crianças em situação de risco, além da Pastoral Social que assiste mais de 70 famílias com necessidades diversas entre alimentos, roupas e medicamentos; contamos também com a Pastoral da Criança e o ECC realizando ações pontuais. Todas estas frentes visando amenizar o sofrimento do nosso povo.
Cinquenta anos se passaram desde a sua criação canônica e a Paróquia se fortaleceu na sua caminhada, sendo composta atualmente por 19 comunidades; destas, 4 estão localizadas na cidade e 15 na Zona Rural, entre sítios e povoados.
Celebrando os 131 anos de Festa da nossa Padroeira e os 50 anos de elevação a Paróquia, hoje a Igreja de Tupanatinga vive um tempo especial de graça. Para tanto, fora percebida a necessidade da reforma e conservação da nossa Igreja, buscando resgatar sua dignidade e originalidade. Porém é sabido que a grande reforma que necessitamos é a de coração: Uma Igreja renovada de corações renovados.

[*]Pe. Roberto Silva, C.Ss.R 


[*]Filosofia Plena- UNICAP-Recife-PE; Teologia-ITEP-FCP- Fortaleza-CE; Psicologia-UNP-Natal-RN; MBA-Psic. Org. e do Trabalho-UNIFAVIP-Caruaru-PE; Esp. Ensino de Filosofia-UNOESTE-P. Prudente-SP.
Jornal Portal de Tupanatinga - junho/219