Portal Tupanatinga: 2013-03-31

Postagem em destaque

domingo, 31 de março de 2013

A necessidade da presença dos três poderes no Município



 INSTALAÇÃO DO FÓRUM ESTÁ CADA VEZ MAIS PRÓXIMO E NECESSÁRIO 
    
 Por Luis Wellysson

  
    Está cada vez mais perto de termos os três poderes em pleno funcionamento em Tupanatinga. Como já foi divulgado em outros momentos, nossa cidade já é comarca desde 2007, com a alteração do Código de Organização Judiciária do Estado de Pernambuco, pela Lei Complementar nº 100, de 21 de novembro de 2007. Apesar do longo tempo que temos a comarca em nossa municipalidade, infelizmente ainda não foi posta efetivamente em funcionamento, o que a nosso ver é um desserviço à população, que há tempos clama pelo judiciário em nossa cidade.
        Nos últimos meses tem se intensificado as negociações entre o Prefeito e o Tribunal de Justiça de Pernambuco, no sentido de rapidamente se viabilizar a instalação do Fórum. Por ser interesse comum entre as partes envolvidas acreditamos que esteja perto de um desfecho. O Senhor Prefeito ofereceu um terreno para que fosse construído o prédio e também as residências oficiais do juiz e do promotor de justiça, o terreno é localizado em frente à entrada da Rua Sitio Escondido, a Exa. Juíza veio conhecer o local e por sua vez disse que não servia para o Tribunal, com o argumento de que seria muito longe do centro da cidade, pediu então ao senhor prefeito que viabilizasse um terreno mais próximo do centro. Ocorre que Tupanatinga é uma cidade carente de terrenos grandes que sirva para construções desse porte, os poucos que existem é cobrado uma verdadeira fortuna, não podendo assim a prefeitura arcar com o custo da compra desse terreno, já que o tribunal exige que o terreno seja doado pela prefeitura. Como medida paliativa, o Sr. Prefeito está procurando uma casa ampla que possa ser instalado o Fórum, em quanto não se resolve a questão do terreno.
        O povo espera que seja logo resolvido essa celeuma, a população precisa sentir o judiciário mais próximo, e o judiciário precisa ofertar uma melhor tutela jurisdicional. Claro que não imaginamos que com a instalação do Fórum todos os problemas enfrentados pelo judiciário estariam resolvidos em nosso município. A demora na resolução dos conflitos judiciais não é exclusivamente pelo grande número de processos que abarrotam as comarcas pelo Brasil a fora, mais também pelo déficit de Juízes e de Promotores de Justiça para ocuparem as vagas de cada comarca que é criada. Outro fator importante também a se destacar, é a falta de estrutura suficiente para o bom funcionamento dessas comarcas, uma vez que, as que já existem funcionam de forma deficitária e não atingem a boa qualidade do serviço prestado aos jurisdicionados. É mister salientar que, existem alguns péssimos operadores do direito, que contribuem para o mau funcionamento do judiciário.
Entretanto, a instalação da comarca melhoraria em muito nossa situação em particular, já que seria uma comarca com poucas demandas em comparação as demais, fala-se não oficialmente em pouco mais de 3 (três) mil processos. Outro ponto positivo é o fato de o povo não precisar se deslocar a Buíque para buscarem seus direitos. 
        A democracia no sentido amplo da palavra passa obrigatoriamente pela presença dos três poderes, não existe estado democrático se um dos poderes não exerce efetivamente sua função. A Constituição brasileira brilhantemente positiva no art. 2° “são Poderes da União, independestes e harmônicos entre si, o Legislativo, o executivo e o Judiciário”. O poder é uno, mas se divide para ser exercido. Um exercício que se espera que seja harmônico. A harmonia dos poderes resta assegurada na medida em que cada poder tenha seu campo de atribuição respeitado. Cabe ao Legislativo criar leis, ao Executivo as aplicar e administrar a coisa pública e ao Judiciário analisar e aplicar as leis no caso concreto. Esta é a regra geral, e assim deve ser acatada.
        Não se pode assegurar a harmonia dos poderes quando um deles se encontra distante dos olhos da população, e pior ainda, distante dos demais poderes, a atuação deve ser mecânica, onde um depende do outro, um breca os excessos cometidos pelo outro.
        Em razão do tudo exposto, é nítido que com a chegada do Fórum em Tupanatinga, os munícipes serão beneficiados. Em razão disso, espera-se que o Prefeito e o Tribunal de Justiça se empenhem com mais afinco para solucionar essa problemática trazida à baila. Dessa forma, o povo se sentiria mais seguro, e mais perto do Judiciário para uma eventual necessidade de busca por seus direitos.



FOCO DA PRESIDENTE DILMA É NO NORDESTE



a Presidente  Dilma Rousseff (PT) se reunirá, na próxima terça-feira, com os nove governadores do Nordeste para debater as ações e intervenções do Governo Federal, na tentativa de minimizar efeitos da seca que atinge, principalmente, a região do Semiárido. Esta é considerada a pior estiagem dos últimos 50 anos.


O encontro será realizado em Fortaleza, no Ceará, e também contará com a presença dos governadores de Minas Gerais, Antônio Anastásia (PSDB), e do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), que têm seus estados beneficiados pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Este será o momento ideal para a petista cobrar dos aliados lealdade, assim como fez, de maneira sutil, ao governador Eduardo Campos (PSB), durante a visita ao município de Serra Talhada, na segunda-feira da semana passada.

Em tese, o foco da reunião será colocar na mesa as ações de convívio com a seca, como a prorrogação do Bolsa Estiagem e o Garantia-Safra para julho, a ampliação da parceria com o Exército na operação carro pipa e a venda de milho aos produtores de pequeno porte por um valor mais baixo que os de mercado. Mas as atenções podem se voltar ao enfrentamento entre Eduardo, colocado como alternativa para 2014, e Dilma. Apesar do esforço do Governo Federal em elaborar projetos e disponibilizar recursos para o enfretamento da seca, o socialista considera o modelo de repasses ultrapassado diante do grau de urgência de cada região.

Na tática do “morde e assopra”, Eduardo não irá de mãos abandando ao encontro com os governadores do Nordeste. Duas sugestões serão encaminhadas à presidente: a primeira trata-se da anistia das dívidas dos agricultores para reabilitar a agricultura familiar do Nordeste. O segundo ponto a ser indicado, é referente à desburocratização do canal de repasses entre a União, os estados e os municípios.

Toda essa arquitetura em prol do enfrentamento da seca tem gerado uma grande expectativa entre os prefeitos das cidades atingidas pela estiagem. O gestor de Afogados da Ingazeira e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), José Patriota (PSB), que estará na reunião da Sudene em Fortaleza, espera que Dilma bata o martelo sobre tudo que já foi anunciado até agora.

Como exemplo, ele citou a utilização do cartão da Defesa Civil para sanar os problemas causados pela seca, anunciado pelo Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho (PSB), que não teve anunciado o valor a ser disponibilizado. A proposta do cartão, inclusive, é semelhante à sugestão do governador de desburocraziar os recursos entre a União e o munícipio, pois o saque com ele será feito diretamente pela prefeitura, sem intervenção do Estado. (As informações e foto são do Blog da Folha)
Publicado por Rômulo Lima

Nordeste: os efeitos da pior estiagem em 50 anos


Ao sair de casa, na última terça-feira, para visitar uma filha no centro da cidade sertaneja de Floresta, a 439 quilômetros de Recife, Manoel Afonso dos Santos, de 82 anos, delegou uma triste tarefa à mulher, Maria Fátima Alves Laurentino, de 46: deixar com fome o cavalo Canário por um dia, para que não faltasse ração aos bois Sereno e Mineiro e ao bezerro Boa Vista.
Morando em uma casa de taipa, sem direito a água nem colheita, ele adotou esse rodízio para administrar os seis hectares do sítio Riacho do Ouro, onde, ao longo dos últimos doze meses, viu sumir o patrimônio de uma vida, na pior seca em meio século.
 Assistiu à morte de 31 bichos e vendeu cinco outros, “a preço de banana” para garantir o sustento dos que sobreviveram. (Do Jornal O Globo)

PORQUE A CANDIDATURA DO PSB INTERESSA A LULA


O ex-deputado Ranilson Ramos, secretário estadual de Agricultura e membro da direção regional do PSB, faz uma leitura interessante da entrevista dada ao jornal “Valor” pelo ex-presidente Lula. A seu ver, ao reconhecer que o governador Eduardo Campos está terminando o seu segundo mandato muito bem avaliado pelos pernambucanos e pensando “em ocupar espaço na política brasileira, tão necessitada de novas lideranças”, o ex-presidente deu-lhe o aval para seguir adiante.

Sua provável candidatura a presidente da República, já agora em 2014, na avaliação de Ranilson Ramos, é algo positivo para o próprio PT não fosse a “visão estreita e míope” de sua direção nacional. Isso porque, segundo ele, em vez de atrapalhar a presidente Dilma Rousseff, o governador de Pernambuco daria uma importante colaboração para que o governo federal não volte a ser controlado pela plutocracia paulista ligada ao PSDB, independente de ganhar ou perder a eleição.

Ramos trabalha com três cenários para 2014. O primeiro projeta a vitória de Dilma no 1º turno, “o que para o PSB não é problema porque já ocorreu isso em 2002 (Ciro contra Lula) e o partido foi para o governo”. O segundo seria uma final entre Dilma e Aécio, o que também não seria mal para o PSB “porque o partido a acompanharia”. E o terceiro seria uma disputa entre ela e Eduardo, com vitória deste último, o que o leva a perguntar ao PT: “É melhor perder para nós ou para o PSDB?”

Por: Inaldo Sampaio

Dilma e Eduardo Campos entre tapas e beijos

prefeito_ingazeira_dilma

Publicado em  por Júnior Alves

A ida da presidenta Dilma (PT), a Serra Talhada era coberta de muita expectativa pelas boas notícias que poderiam ser anunciadas para o Pajeú e pelo encontro dela com o Governador Eduardo Campos (PSB), que vive um momento pré-eleitoral. O discurso dos dois foi uma troca de afagos e recados suaves. Nas entrelinhas Dilma disse que “nenhuma força política sozinha é capaz de dirigir este país com esta complexidade. Precisamos de parceiros. Precisamos que estes parceiros sejam comprometidos com este caminho”.
Entendendo perfeitamente o recado, Eduardo Campos disse que em Pernambuco Dilma “tem um governador, mas também um companheiro e amigo”. Apesar da cordialidade, o governador não deixou de dar também o seu recado em tom de crítica: “Não se vê mais o drama pessoal da fome, o desespero por comida, mas estamos assistindo algo que não conseguimos ainda proteger, que é a nossa economia”, lembrou Eduardo Campos.

Prefeito de Tupanatinga distribui Peixe e cestas Básicas na Quinta-Feira da Paixão


No dia 28 de março (Quinta-feira da paixão), o prefeito da cidade de Tupanatinga-PE, o Sr. Manoel Tomé Cavalcante Neto, realizou mais uma vez através da secretaria de assistência sociala tradicional  entrega do peixe e cesta básica no período da Semana Santa as famílias do município.  

   "Desde que assumiu a prefeitura em 2009, todos os anos tenho tido essa preocupação e compromisso em levar ate as famílias tupanatinguenses a distribuição de peixes e cestas básicas. A ideia é compartilhar desse momento especial com a população, levando a cada um, não a solução para os problemas, mais usufruir dessa simbologia de compartilhamento de carinho e respeito ao próximo". Afirmou o prefeito MANOEL TOMÉ.     

Destinando aos moradores da zona urbana e rural o peixe e os alimentos foram distribuídos pela equipe do PREFEITO MANOEL TOMÉ durante toda a parte da manhã;      São atos como essa que firmam ainda mais o compromisso do prefeito Manoel Tomé com a populaç

por Wanderson Almeida
Fotografia: Wanderson Alneida