Portal Tupanatinga: 2020-08-16

Postagem em destaque

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

São Paulo será sede do maior museu de grafite a céu aberto do Brasil.

Por Samara Florêncio

 No dia 20 de agosto a população paulistana recebe doze obras de arte únicas, estampadas no Largo da Batata por grafiteiros.

                                                       Foto: @nalata.festival/Divulgação




O projeto é promovido pelo NaLata Festival Internacional de Arte Urbana, e conta com a participação de quinze artistas dos mais diferentes estilos e correntes culturais, consagrados nacional e internacionalmente. Serão 3689 m2 de arte pintadas na região do Largo da Batata, Zona Oeste da capital, produzidas pelos grafiteiros.

 

De acordo com o festival, o objetivo é democratizar a arte urbana em São Paulo, propiciando acesso às obras de arte gratuitamente de forma irrestrita, assim pedestres, e pessoas em ônibus ou carros poderão visualizar. Além de criar um espaço artístico-cultural permanente na cidade.

 

Carlos Eduardo de 24 anos, é designer e grafita há 10 anos, ele conta que o museu é uma maneira de fortalecer o seu trabalho e de tantos outros que sofrem preconceito e marginalização, "É incrível que a nossa arte esteja ganhando tanta força cada vez mais, a repressão ainda é muito grande, muita gente não tem conhecimento sobre o que fazemos e acaba tendo preconceitos com nosso trabalho", afirmou Eduardo. O grafiteiro é conhecido nas ruas como KBM (Rei do Baralho Marcado), e faz parte de alguns grupos de grafite, como o "Sujos de Tinta", um coletivo de artistas independentes pertencentes a diversos seguimentos artísticos.

                                                           Obra de KBM (Carlos Eduardo)


A realização do festival é por conta da Agência InHaus e curadoria do Luan Cardoso, os artistas brasileiros, Alex Senna, Enivo, Evol, Marcelo Eco, Mari Mats, Mateus Bailon, Pri Barbosa e Rafael Sliks farão parte do evento. A muralista colombiana Gleo, que usa tinta látex, pincéis e rolos de pintura para criar personagens imaginativos e vibrantes; e a muralista mexicana Paola Delfín, uma das artistas mais reconhecidas em ascensão mundial, por trazer em suas obras a proposta de criar consciência social, também estarão presentes.

Para esta edição, o NaLata   convidou pequenos artistas para pintarem murais e fachadas no local. Por meio do concurso "Novos Talentos SP" cinco nomes foram escolhidos entre 234 inscritos, são eles: Selon, Thiago Nevs, Pixote Mush, Fe Ikehara e Serifa.

 

Serviço:

As obras podem ser conferidas nos seguintes endereços:

 - Rua dos Pinheiros, 1474.

Artistas: Mateus Bailon, Paola Delfin, Gleo e Pri Barbosa

-Av Faria Lima, 1134.

Artistas: Selon e Marcelo Eco

 - Rua Artur de Azevedo, 985.

Artistas: Alex Senna e Selon

 - Rua Capitão Prudente, 151.

Artista: Mari Mats

 

- Rua Campo Alegre, 60.

Artista: Enivo

 - Rua Dos Pinheiros 2767.

Artista: Thiago Nevs

 -Largo da Batata (metrô).

Artistas: Sliks e Evol

site Diário das Raposas
https://diariodasraposas.blogspot.com/2020/08/sao-paulo-sera-sede-do-maior-museu-de.html