Portal Tupanatinga: 2016-10-09

Postagem em destaque

sábado, 15 de outubro de 2016

PAROQUIA DE SANTA CLARA DE TUPANATINGA CELEBRA MISSA DA PADROEIRA DO BRASIL NO BAIRRO NOVO HORIZONTE


A paroquia de Santa Clara celebrou a missa de Nossa Senhora Aparecida,Padroeira do Brasil, nesta tarde de quarta feira(12), no Ginásio de Esporte do Bairro Novo Horizonte. 


O encontro dos fieis foi na Igreja de São Benedito de onde seguiram em procissão até o Ginásio.A missa foi celebrada pelo Pe. Erinaldo, finalizando a primeira  semana de novena e Festa da Padroeira do Brasil e também agora do Bairro Novo Horizonte da Cidade de Tupanatinga onde está sendo construída um santuário de Nossa Senhora . Foi um evento muito bonito e participativo com a presença significativa da sociedade e do povo do  próprio bairro que  também está louvando e na expectativa de ter  o seu canto sagrado para louvação, devoção e fé.

No Município agora, são três comunidades que homenageiam a Santa Padroeira: Sitio Canela, Sitio Baixa Grande e o Bairro Novo Horizonte,

Uma tarde divina com uma procissão de fé; Uma celebração grandiosa com muitos cânticos, apresentações numa demonstração de contentamento, gloria e muita paz.

Após uma semana de novena e até quermesse, a comunidade agradecida e com  esperança  em Deus e a união dos fieis do muncipio para juntar forças e ajudar na construção do Santuário e se tudo der certo no próximo ano a celebração possa ser já no santuário. 
















terça-feira, 11 de outubro de 2016

Tupanatinga terra das Águas




Tupanatinga tem que acordar e usar esse recurso tão abundante, para produzir alimentos, atrair indústria e gerar emprego e renda para o seu povo. (Joao Santana)

 
João Paulo Peterson de Santana-
 Extensionista Rural


O município de Tupanatinga é conhecido em toda região como uma terra rica em um recurso natural cada vez mais raro “Água Potável”. Todos os dias saem em média 150 a 200 carros pipas, cada um com uma média de nove mil litros, o que equivale a 1.800.000L (Um milhão e oitocentos mil litros) de água por dia para abastecer a zona rural do próprio município, para municípios vizinhos como Itaíba, Arcoverde e até algumas localidades no estado vizinho das Alagoas. Toda essa água destinada amatar a sede de serres humano e animais.
Porém, observamos que mesmo sendo rico neste recurso tão essencial às atividades agropecuárias, Tupanatinga não reverte essa riqueza em produção de alimentos, seja para seus habitantes, seja para os animais.  A maior parte das frutas e legumes comercializados em nossa feira livre vem de outros municípios como Buíque, Ibimirim, Manari inajá, os quais não têm tanta disponibilidade de água quanto o nosso, e mesmo assim são grandes produtores de alimento. Geradores de renda.
Diferente de Tupanatingaonde a maior parte da água subterrânea é destinada ao abastecimento por carros pipasaos municípios vizinhos, em Inajá e Manaria maior parte da água capitada por meio de poços artesianos é destinada à irrigação para produção de alimento para homens e animais o que gera emprego e renda nestes municípios.
Um grande exemplo é o município de inajá que soube como utilizar bem o recurso das Águas subterrâneas para atrair grandes empresas geradoras de empregos e renda. Hoje, em Inajá estão instaladas duas indústrias. Uma do seguimento de produção de Bebidas, refringentes e sucos processados, e uma unidade da maior produtora de melão do mundo, a Agrícola Famosa. As duas juntas geram uma média de 300 empregos diretos, além de movimentar o comércio local com a compra de insumos, gerando arrecadação fiscal.
Tupanatinga tem que acordar e usar esse recurso tão abundante no município, a água, para produzir alimentos e atrair indústrias para gerar empregos, sair desta passividade, pois enquanto a prefeitura figurar como principal empregador do município, nunca alcançaremos o crescimento desejado. Devemos exigir do poder público municipal políticas de atração de empreendimentos industriais para geração de empregos, acabando com o círculo vicioso de usar os empregos públicos como moeda de troca por votos, prática comum nos períodos eleitorais, e explicação para a falta de vontade do poder público. Pois quanto menos empregos gerados no município maior a mendicância por um emprego público, o popular contrato.

João Paulo Peterson de Santana- Extensionista Rural


























RADIO TUPANATINGA RECEBE O PREFEITO ELEITO SILVIO ROQUE

Será nesta manha de sábado(15), a partir das 10horas, na radio Tupanatinga FM , entrevista com o candidato eleito Sílvio Roque. Oportunidade de ouvir as suas propostas de fato, agora não mais candidato e sim Prefeito eleito com uma votação arrasadora,50,45%, que o deixa numa posição favorável e significativa para propor mudanças de desenvolvimento necessário ao crescimento econômico e social, promovendo emprego e renda para a comunidade. Tupanatinga agora chega ao seu limite e a população mostrou que quer melhora para todos . "Queremos ação para vencermos a crise e resgatar a cidade que está a cada dia se afundando", O povo  gritando na praça".
  O Prefeito eleito falará da transição politica que está em curso, autorizada pelo Ministério Publico, coordenada pelo advogado Joaquim Neto. Também falará da situação real do Município e quais são as suas prioridades e suas primeiras acôes a partir de Janeiro 2017. O futuro prefeito tem dito durante a sua campanha que fará um governo com participação popular , está também no seu programa de governo e pediu a população que a partir de janeiro irá começar a cumprir o que está escrito no seu programa e pediu a todos que o cobrem. Palavra falada, escrita e impressa será promessa cumprida e assim será.

Então não deixem de ouvir as palavras do Prefeito eleito que promete uma liderança renovada com ação popular, um governo democrático e que trabalhará para que a cidade tenha a voz e a vez do povo.
A interlocução será realizada pelo radialista, Fábio Santos  segundo o presidente da Radio e advogado Odilon Neto.

por Edimilson