Portal Tupanatinga: 2021-06-06

Postagem em destaque

sábado, 12 de junho de 2021

PASSEIO AMBIENTAL, EM TRILHA A PÉ , NA SERRA DO BICÃO EM TUPANATINGA



SERRA DO BICÃO. Foto de José de Gilberto


Vista de um  paredão rochoso, nas margens direita da PE 270,  sentido Tupanatinga / Itaíba,  podemos sentir está diante do panorama fotográfico , paisagem rustica  de uma grande caatinga entre  vales que parecem cânions , bonitos de vê e preservar .

A Serra do Bicão é um espaço natural     que se esconde por este caminho estreito tão cheia de areia, pedra e floresta a dentro até chegar no topo da serra numa altura de aproximadamente uns 70 ms.



Esta, foi a trilha que marcou e lembrou o mês de Junho, a semana do meio ambiente, mas também lembrou aos nossos participantes ,  que há muito   não subiam a esta Serra,  em busca de aventuras e juntos com sua turma vinham apreciar a beleza  deste espaço e vê a cidade do alto. Afonso,  que há 20 anos , fizera sua ultima visita não esperava mais retornar ao lugar. Hoje, aos seus 74,  relembra historias vivida aqui.
A Serra do Bicão chama atenção para algo que pouco é lembrada pela comunidade, mas continua, não sei até quando , com sua beleza e encanto pronta para ser visitada, preservada e cuidada como um patrimônio natural . Recomendada  por Jorge, engenheiro florestal responsável  pela ideia dessa  trilha,  com objetivo de chamar atenção   da comunidade e das autoridades locais 
Tupanatinga é uma terra privilegiada. Basta somente um olhar mais humano e natural para que seus valores sejam compreendidos, analisados e seja explorados de forma que  a comunidade  seja conscientizada, educada e assim, possa lhe dá o verdadeiro valor e correto uso da sua grandeza e potencialidade.  
Já sabemos da sua potencialidade hídrica, precisamos conhecer e entender  como deve ser usada para beneficio da grandeza do seu povo. O Bom uso orienta uma boa preservação para que atenda as gerações sem ter que destruir para atender a ganancia de tão poucos.    
Que vales ricos de espécies, fauna e flora  bem aqui em nosso vale.

Que cavernas, paredes com marcas rupestres , matas virgens e arvoredos típicos da nossa caatinga 
Venham visitar com a alma aberta para nossa floresta e aprender com ela a importância de suas existências para a vida de nossa terra.  
Tao próxima a nossa Cidade, mas tão longe do entendimento, da nossa cultura





































 Fotos da equipe

texto: Edimilson