Portal Tupanatinga: 2019-01-13

Postagem em destaque

sábado, 19 de janeiro de 2019

Tupanatinga: Desafios Sociais e Econômico em Debate

  A importância da Rede de Proteção e de seus membros que precisam se fortalecer e se unir.      

 A entrevista na Rádio Tupanatinga FM com Samuel e Carlinhos do Conselho Tutelar juntamente com o Coordenador do CREAS, Elton Melo foi importante porque objetivou falar à sociedade tupanatinguense à respeito dos desafios sociais e econômicos que marcam o contexto dos munícipes, tanto na cidade, quanto na zona rural, bem como da necessidade das Políticas Públicas serem mais atuantes e efetivas.
           Ao mesmo tempo, os participantes chamaram a atenção para a importância das parcerias entre Sociedade Civil e Poder Público, como também foram elencados os problemas que atingem a sociedade como um todo: Álcool, drogas, abuso e exploração sexual, mendicância, munícipes com doenças mentas, entre outros. A importância da Rede de Proteção e de seus membros que precisam se fortalecer e se unir. Além disso, foram reforçados aspectos como a venda de bebidas realizadas por estabelecimentos comerciais e por pessoas físicas a menores de dezoito anos e aos considerados incapazes mentalmente, os quais cometem crime e são passíveis de punição.
         A entrevista explorou também, as funções e importância, tanto do Conselho Tutelar, quanto da Assistência Social, além de descrever os equipamentos sociais que a compõe e da atuação e importância do Programa Mãe Coruja.

Por Elton Melo



quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

O Jornal Portal de Tupanatinga cria o Conselho Editorial

           Com a Restruturação, o Jornal vai ganhar nova composição e promover  amplitude

O jornal Portal de Tupanatinga, após um longo tempo de inatividade, dá um grande   passo para a consolidação de seu papel como o principal veículo de comunicação impresso da Cidade, criando um Conselho Editorial, reforçando a ideia de continuar desbravando a história do Município.

Uma equipe de amigos voluntários, ligado ao fundador José Edimilson, em reunião, resolveram reavivar a ideia do informativo, tão necessário para construção da nossa cidadania, discutindo ideias, registrando a história, interagindo e unido povos, resgatando e reconhecendo valores, mostrando em fim, nossa gente: cultura, educação e desenvolvimento.

Na noite do dia 8.01.2019, na sede da associação de Cultura, em Assembleia geral, o grupo formado por representantes da sociedade tupanatinguenses, assinaram a ata que registra a criação do Conselho Editorial.

O Conselho é composto por dez integrantes e será coordenado pelo seu fundador José Edimilson de Oliveira, que há dez anos juntos com outros companheiros, vem batalhando na construção e consolidação do Jornal.

José Edimilson e Eliane Ferro, Marco Marinho e Janete Marinho, Cláudio Melo, Edezilton Martins, Élton Melo, Sebastião Cavalcante, Rosário e Luís Wellyson, formam o Conselho Editorial que tem como umas das principais atribuições: definir a política editorial do veículo e fixar critérios para sua execução.
O Conselho Editorial também instituiu a criação de uma Comissão Comunitária que colaborarão com o Conselho Editorial nos estudos e projetos, principalmente os de cunho Cultural, como exposições e oficinas. Também se reunirá a cada seis meses para tratar das pautas que serão publicadas no jornal.

Por Edimilson

O diretor de programações do JPT, Elton Melo,  analisa com positividade a criação do  Conselho Editorial e a Comissão Comunitaria: :

"
 Em seu processo de reestruturação, o JORNAL PORTAL DE TUPANATINGA conta com um Conselho Editorial, o que significa dizer que a sobrecarga habitual que era depositada nos “ombros” de um só membro do jornal, agora passa a ser “oxigenado” com a participação ativa e pensante de novos membros que trazem novas perspectivas e provocam reflexões que visam melhorar e ampliar a arquitetura editorial do Jornal. Ao mesmo tempo a criação de uma comissão comunitária permite um aporte de informações na composição do material jornalístico, que será trabalhado e editado pela equipe passando pelo crivo minucioso do Editor Chefe. Contar com o olhar e a percepção de uma Comissão Comunitária é iluminar a rota que o jornal deseja elaborar, reconfigurar e seguir dentro de uma ótica dialética e democrática levando para o público que já conhece o trabalho editorial e cativando os futuros leitores e leitoras que por certo nutrirão suas mentes com informação de qualidade e consistência ética!."  Elton Melo