Portal Tupanatinga: 2016-04-17

Postagem em destaque

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Marçonaria: culto à virtude e ações em defesa dos direitos à liberdade


Maçonaria é uma instituição milenar que prega a tolerancia e a liberdade por isso deve ser formada por homens livres. Aqui em Tupanatinga a Loja Maçonica Acacia do Agreste é localizada na Rua Santos Duomont. Marco Marinho, membro antigo e defensor de uma maçonaria ativa e atuante, escreve em seu artigo um pouco da historia dessa sublime ordem, ainda pouco evidenciada na sociedade.(Edimilson)

Os Maçons são homens de bons costumes e propósitos, perseguidores incansáveis da perfeição humana.

Marco Marinho Monteiro 



A Maçonaria é uma das poucas instituições mais antiga e respeitada em todo mundo. Essa qualificação se dá, pelos seus princípios fundamentais, pela sua história e especialmente pelo legado.
Dentre os princípios que lhe asseguram a existência, destacam-se como fundamentais o culto permanente à virtude e o combate sem trégua a toda sorte de vícios.
Do ponto de vista de sua história, pode-se afirmar que nenhuma nação do planeta pode vangloriar-se de não lhe dever a consolidação de suas conquistas, sobretudo no que diz respeito à defesa de seus direitos fundamentais à liberdade.
A luta permanente da Maçonaria em defesa da fraternidade universal e o combate sem trégua a todas as ideologias e ações que atentem contra a dignidade do homem e à ética nas relações de convivência, dentre outras, justificam, cabalmente, sua existência.
É dever fundamental de todos aqueles que por meio da Iniciação penetram, ainda que superficialmente, nos mistérios da Maçonaria, conhecer e interpretarseus símbolos e alegorias e neles fundamentar-se, tornando-se assim, um ser coerente e sábio em seus atos.  
Não se pode entender que o Maçom não saiba o significado da ritualística que pratica e da liturgia dos diversos atos maçônicos.
É fato histórico que a Ordem Maçônica em muito contribuiu para a efetiva emancipação político-social do Brasil. E por isso, os maçons, devem sempre prestar homenagens aos irmãos responsáveis pelas idéias e ideais que lançaram os raios da Luz da Verdade por sobre nossa Nação, elevando nosso País à qualidade soberano perante as demais nações do globo terrestre.
Uma das muitas homenagens prestadas pela maçonaria brasileira aos Irmãos heróis, que conduziram a nossa nação ao status de Livre e soberana; trata-se do cumprimento cívico, patriótico e fiel, são as comemorações do dia 7 de setembro. 
Em todo mundo, no dia em que se comemoram a emancipação política social de sua nação, haverá sempre uma justa homenagem da maçonaria ressaltando os Irmãos que de forma direta ou indiretamente contribuíram para que houvesse lançado o raio de Luz da verdade, sua emancipação política e social.
Existe entre os maçons um laço sagrado, um sentimento de união fraternal. Este sentimento os move e os unem a cada Reunião que realizam e os fazem permanecerem na qualidade de uníssonos, num só sentimento de fraternidade. “Verdadeiro e imorredouro abraço fraterno”.
Os Maçons são homens de bons costumes e propósitos, perseguidores incansáveis da perfeição humana, homens preocupados em ser, em transcender, e ensinar a espiritualidade, crendo sempre no que é bom e no que é justo, pregando repetidamente o sublime cumprimento do dever e do trabalho, dedicando-se à família acima de tudo, célula mater. da sociedade e, por conseguinte, a nossa pátria e a humanidade. Dedicando-se integralmente ao bem estar da sociedade, pois o maçom tem por finalidade precípua ver feliz a humanidade. Feliz pelo amor, pelo aperfeiçoamento dos costumes, pela tolerância, pela igualdade, pela solidariedade e pelo respeito à autoridade e à crença de cada um. São incansáveis na defesa da pátria e uma sociedade Justa.  Rendem cultos a Deus, a quem chamam, em respeito a todas as religiões, de Grande Arquiteto do Universo.

terça-feira, 19 de abril de 2016

TUPANATINGUENSES BRILHAM NO CONCURSO REALIZADO PELA PREFEITURA DE ITAÍBA

O concurso público moraliza e capacita como também é uma forma democrática e justa de selecionar os bons profissionais que na busca deste fim e de grandes desafios, preparam-se, especializam-se, atualizam-se, informam-se e formam-se, podendo dessa forma oferecer um bom serviço a comunidade seja em que área de atuação.
 No ultimo concurso realizado pela prefeitura Municipal de Itaiba, foi significativo o numero professores de Tupanatinga aprovados nesse certame e ninguém melhor para reconhecer esse legado do que o professor Luiz Carlos Cavalcante, que brilhantemente descodifica e identifica a realidade individua de cada candidato aprovado e pela referencia do ex-diretor com certeza serão grandes educadores, veja seu artigo que segue,boa leitura:


Tem-se comprovado que os nossos jovens por si só estão mudando o histórico de Tupanatinga

Luiz Carlos Cavalcante – Professor Geografia.

O resultado final do concurso realizado pela Prefeitura Municipal de Itaíba foi motivo de muito orgulho para todos nós Tupanatinguense, principalmente aqueles que veem a Educação como um instrumento que oportuniza que liberta o individuo, que desperta novos horizontes e que dará dignidade e respeito aqueles que se apoderam da capacidade de direcionar o seu modo de vida e coloca o estudo como fonte de perspectiva de um futuro melhor. Tem-se comprovado que os nossos jovens por si só estão mudando o histórico de Tupanatinga, antes uma cidade que imperava a pobreza... não falando apenas no fator econômico, más na pobreza da falta de vontade de se mudar aquilo que é possível... Porém, uma nova mentalidade surgiu, amigos formando equipes de estudos, dando continuidade aos conhecimentos básicos adquiridos na escola e ingressando nas universidades espalhadas por esse imenso Brasil.


Podemos destacar estudantes cursando faculdades de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Direito, Engenharia, Matemática, Biologia, Português, História, Geografia, Ciências Contábeis, Educação Física, etc. e se destacando com aprovação nos diversos concursos realizados em diversos níveis (bancários –Caixa Econômica e Banco do Brasil -, professores nas redes municipal, estadual e federal, analista judiciário, Delegado de Polícia, agente de Polícia Federal, Procuradora Federal,  INSS, Correios, Policias Militar e Civil, área de saúde “Fisioterapeuta, Dentista, Enfermeiro, Psicólogo”, e tantos outros concursos, também é motivo de muita alegria sabermos que temos ex-alunos da Escola José Emílio de Melo, que hoje são Mestres em áreas específicas e alguns já fazendo o Doutorado.
Tudo isso faz com que Tupanatinga seja destaque no interior de Pernambuco e aí entra a contribuição dos valorosos educadores que aqui trabalham, desde a formação inicial até a conclusão do ensino médio e superior.
O resultado do concurso da Prefeitura de Itaíba nos oportunizou a felicidade de poder mostrar aos nossos jovens que estão iniciando o seu caminhar nas fileiras das escolas, que vale a pena acreditar muito na educação e principalmente na sua capacidade individual.
Acompanhei a vida acadêmica de quase todos que foram aprovados no concurso da Prefeitura de Itaíba, muitos como professor e outros como Gestor da Escola José Emílio de Melo, onde fiz um trabalho focado na autoestima e valorização do estudo. Todos são merecedores de nossos elogios, pela sua dedicação e formação pedagógica, tenho dito que uma boa educação começa pela formação familiar e religiosa, porém, todos aqueles que se destacam na sua escola, tanto na construção do conhecimento como na parte disciplinar e de convivência, com toda certeza terão um futuro promissor.
 Quero destacar entre os aprovados o nosso professor Júnior Alves, que acreditou e apostou na sua formação pedagógica para ultrapassar as dificuldades que a vida lhe apresentava, escolheu o melhor caminho e hoje é motivo de orgulho para todos nós, uma vez que está provando que vale apenas fazer o diferente e está conseguindo êxito em todos os concursos que participa.
Eis a relação dos aprovados no concurso da Prefeitura Municipal de Itaíba: Daniele Fonseca Dourado – Fisioterapeuta; José Vandésio Macário – Professor Geografia; Ivanize Giulyane Minervino Ferreira – Professora História; Janaina Ferreira dos Santos – Professora Língua Portuguesa; Hyaria Maria Braz Chalegre – Professora Matemática; Márcio José Braz Chalegre – Professor Matemática; José Júnior Alves dos Santos – Professor Ensino Fundamental; Marta Sueli Aves Cavalcanti - Professora Ensino Fundamental; Jacielaine Francoice Soares de Barros; Professora Ensino Fundamental; Lucielaine Francinete Soares de Barros - Professora Ensino Fundamental; Marleide Lucinda de Oliveira - Professora Ensino Fundamental; Cristina Eduarte do Nascimento - Professora Ensino Fundamental; Quitéria Maria Ferreira – Técnico de Enfermagem; Evânia Alves Cavalcanti – Auxiliar de Serviços Gerais; Remyson Pereira da Silva – Coveiro; Parabéns a todos  antes pela aprovação e agora pela contratação.