Portal Tupanatinga: 2020-05-17

Postagem em destaque

terça-feira, 19 de maio de 2020

Apesar do vírus, a chuva é maior alegria no sertão!


Apesar das Chuvas torrenciais que causaram grandes prejuízos no agreste pernambucano, dando início a volta da chuva, o sertanejo não se curvou.

Essa  epidemia que está estimulando está guerra de nervos e toda essa tensão ,obrigando a comunidade a se proteger no profundo isolamento social ,  necessário  para proteger a vida   de todos, o sertanejo  que  já é  isolado por  natureza,  está rindo a toa com a oportunidade de ver a fartura chegando: Terra molhada, o  verde pintando a miséria, o pasto cobrindo  o mato  e o tapetão  verde cobrindo o mundo de fartura.

E é nesse Clima, que a professora e também presidenta da Associação dos Agricultores do Sitio Grito, conta para a gente como está vivendo esse clima em tempo de pandemia e chuva no sertão: 

Claudia Machado
Produtora e Presidente da Associação
Muito bom esse tempo, graças a Deus.




    
  

Nunca é tarde para começar! Cada um pode plantar algo em sua casa, um quintal produtivo é uma ótima opção!

Não é de hoje que o CEDAPP nos orienta nessa questão, inclusive já tem famílias aqui de Gritos com seus quintais produtivos, seja com cebolinha, tomate, coentro, alface, couve, entre outros!!! E assim já não compram na feira.

Nesse momento tão difícil que estamos passando, vamos tirar proveito para fazer algo por nós mesmos e nossas famílias.

Plantem minha gente, plantem!!! Nem que seja um lerão de coentro, alface, cebola, melânica, abóbora, o que vocês puderem!! Não precisa de muito, aproveitem o que têm em casa, um balde, uma bacia, garrafas pet, etc. 

Tudo serve pra plantar uma semente!!!

 Se precisarem de ajuda, estamos aqui para ajudar!!
Nossa técnica @Veronica Cedapp e o CEDAPP já mostraram seu apoio e sua ajuda para o que precisarmos!

Claudia Machado



A Professora e Produtora Rural,  também comentou sobre a iniciativa   de duas costureiras da Associação dos Pequenos Produtores do Sítio Gritos , que se  reuniram   com o objetivo  de  confeccionar  máscaras de panos para doarem as pessoas carentes da região que precisam para se proteger  do Covid-19. 


O produtor Rural está satisfeito com a quantidade de chuvas na região, açudes,  barragens e barreiros estão cheios. Faltam sementes para o plantio  , apoio técnico que por conta  do isolamento social, não se sabe com vai funcionar. 


Preparação da Terra molhada para o plantio, momento rico e único
O Tapete verde da Fartura 


A professora e Produtora Rural  Claudia, aproveitando a chuva, cultivando a lavoura para depois desfrutar da fartura 

área de plantada de feijão de corda, guandu, milho, melancia, abóbora 


Propriedade da Família de Claudia-Areá preparada para o plantio de feijão, milho,  

Propriedade do Produtor Rural do St Grito, Sr Damião

segunda-feira, 18 de maio de 2020

O Povoado Boqueirão há dois anos vem sendo contemplado com ações de evangelização e socialização

Primeira Igreja Batista de Itaíba há 2 anos transformando a vida no Povoado Boqueirão.

Por Marcio Vicente
       Pastor 
Fotos: Coordenação do Projeto

A 1ª Igreja Evangélica Batista de Itaíba no Boqueirão, a pouco mais de 02 anos, vem desenvolvendo um trabalho de cunho religioso e social no respectivo povoado e circunvizinhança daquela região. Onde tem implementado alguns projetos sociais na tentativa de minimizar os inúmeros infortúnios sociais eminentes naquela localidade. Dentre outros, a implantação do Projeto “Jesus, o Pão da Vida”, que tem como meta oferecer um sopão para todos aqueles que vão semanalmente ao Templo da Igreja em busca do alimento físico e espiritual (Palavra de DEUS). 

Portanto, devido à seca que assola e se estende anos afins; e a ausência de projetos sociais sólidos que visem libertar o povo do cárcere sórdido, o qual gera dependência e não liberdade, e, sobretudo, não promove, de fato, a autonomia socioeconômica da população carente. É que, a Igreja local, vem buscando alternativas e mecanismos na tentativa de amenizar a fome que aflige muitas famílias residentes naquela região. Para esse fim a Igreja Batista local faz parceria com a Ort Frutas Bryam e o Frigorífico Boi Branco, desta cidade, que doam carnes, frutas e legumes para promoção do sopão que tem saciado a fome todos os sábados de aproximadamente 250 a 300 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e anciãos do povoado e dos sítios Boqueirão, Macacos e Olho D’água.   
Além dos inúmeros cursos que a Igreja tem oferecido, através do TEAR SERTÃO do Ministério Sal da Terra, que tem como meta capacitar a comunidade local a produzir múltiplos produtos comercial dando-lhes oportunidades de se desenvolverem economicamente e, por conseguinte, tornarem-se empreendedores autônomos. Há também o apoio da Igreja Cristã Nova Vida do Recife que implantou o Projeto Transformar, cujo obtivo é transformar famílias inteiras através da demonstração do amor prático aos mais desprovidos financeiramente, ou seja, aos necessitados que vivem em área de vulnerabilidade , expostos às mazelas da sociedade contemporânea. Para tanto, no dia 15 de novembro do corrente ano em curso, fora entregue a 1ª Casa mobiliada com os moveis bases do lar para a Família do casal Sr. José & Dona Edjane e seus 08 filhos, residentes no Sítio Macacos, que até então residiam em um pequeno casebre de taipa privados da segurança e do conforto básico de um lar.  

Em uma sociedade que jaz em trevas, cuja humanidade caminha a cada dia a passos largos para o mundo do egocentrismo, da competividade e da ausência do amor prático. Que a Igreja local, deve ser “Sal e Luz” para aqueles que continuam acorrentados, presos e cegos a um sistema de dominação escravizaria e alienante. Promovendo a luz da verdade, do amor, que ao invés de oprimir, liberta! Como nosso Mestre fez e nos ensinou. Amar nosso semelhante como a nós mesmos. Essa sim é a verdadeira essência do ser Igreja, ser cristã!