Portal Tupanatinga: 2020-12-06

Postagem em destaque

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Tupanatinga ganha destaque entre as quadrilhas Pernambucanas

 Através de um concurso virtual, representantes da Junina Flor de Chita venceram a categoria de Melhor Xaxado do Sertão Pernambucano em 2020.

                                                                                                 Por Samara Florêncio


O novo Coronavirus impediu a realização de uma das maiores celebrações nordestinas, o São João, festa de grande importância para os quadrilheiros. Pensando nisso a Liquajus-PE (Liga de Quadrilhas Juninas do Sertão Pernambucano), teve a ideia de realizar um concurso online, para revelar destaques juninos mesmo com a pandemia.

 Alexandre Paz e Andreza Brás participaram do evento representando a Flor de Chita, em entrevista ao Jornal Portal de Tupanatinga nos contaram um pouco sobre a experiência. "Foi algo bem diferente do que esperávamos para 2020, até porque a pandemia desconstruiu os nossos projetos para esse ano. Passamos por alguns momentos complicados, mas em nenhum desistimos, participando desse concurso online podemos dançar e interpretar. Aceitamos os desafios e no fim deu tudo certo, o que foi extremamente gratificante", Disse Andreza, coordenadora e dançarina da junina. Segundo Alexandre, diretor e coreógrafo do grupo, durante as gravações dos vídeos todas as normas de higienização foram seguidas, assim como o uso de máscaras.


            Além da categoria de Melhores Cangaceiros, a Flor de Chita venceu com votos do público como Melhor Casal de Noivos e Melhor Rainha, trazendo para Tupanatinga mais reconhecimento cultural e artístico. O grupo sempre esteve acostumado a lidar com concursos presenciais, são 60 componentes e quase 10 anos de atuação no São João. De acordo com Andreza e Alexandre, o evento virtual foi uma forma de não deixar as celebrações de junho passarem em branco, uma vivência satisfatória e importante para JFC.

 Ainda sem previsão de retorno das atividades culturais, todo o mundo segue na expectativa pelo fim da pandemia e a volta do São João no Nordeste, Alexandre Paz também falou sobre as perspectivas para os festejos em 2021. "Confesso que estou bastante ansioso para o ano que vem, infelizmente todo o projeto de 2020 não serve para o próximo ano. Em 2021 a gente vem com uma nova proposta, uma pegada que promete revolucionar todos os espetáculos que o público está acostumado a ver. No ano que vem deixaremos uma mensagem inesperada e que acreditamos que tocará a todos de uma maneira forte e positiva". 


    A Flor de Chita já faz parte das tradições de Tupanatinga, é uma nativa representante da terra. A cada ano apresenta novas histórias e surpresas, os coordenadores da equipe afirmam que estão muito felizes com o apoio que recebem dos moradores da cidade e admiradores de fora, ressaltam que quando essa crise passar continuarão representando o município com muito orgulho e sucesso