Portal Tupanatinga: 2020-06-28

Postagem em destaque

quinta-feira, 2 de julho de 2020

COMUNIDADE DO SITIO GRITO ESTÁ EM PLENA ATIVIDADE

              Pequenos produtores se preparam para armazenamento de silagem para o gado





Presidente  da Associação do Sitio Grito, Claudia Modesto, traz da comunidade,  registro  do grande momento da região,  que é alegria de todos e em especial , da  proprietária do Sitio Grito, Ana Luzia Rodrigues Marinho no relato da grande colheita e o preparo para armazenamento da silagem.:

Claudia:
"Depois da chegada das chuvas, agricultores começaram a plantar e agora estão colhendo a lavoura, tanto para seu consumo, como também para alimentar seus rebanhos, e a produção de forragem é uma das alternativas mais indicadas para aumentar a produção do leite de gado. Por isso, a agricultora Ana Luzia, escolheu o silo de milho para sua atividade na bovinocultura."

"Agradeço primeiramente a Deus, ao CEDAPP  (Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor) que nos fez ver o mundo "diferente" com esse acompanhamento que é essencial ao pequeno produtor. "


Depoimento de Ana Luzia :     

Eu sou Ana Luzia Rodrigues Marinho, agricultora e secretária da Associação dos Pequenos Produtores do Sitio Gritos, Tupanatinga-PE. 
Vou relatar um pouco da minha experiência do trabalho no campo e a diversificação de culturas em pequenas propriedades para se ter uma boa sustentabilidade.

Nos últimos tempos estamos tendo um bom desenvolvimento na nossa propriedade, depois de sermos acompanhados pelo o CEDAPP  (Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor) e através da Técnica Verônica, que vem fazendo uma grande diferença, nos mostrando meios de produzir com qualidade.

Antes  tínhamos criações sem qualidade, hoje com esse acompanhamento técnico,  melhorou bastante. Aprendemos a plantar palma de forma adequada, fazer plantações de milho para fazer silagem. Criação de caprinos e vacas leiteira com melhoramento genético. Temos também um quintal produtivo no qual é produzido hortaliças através de um Kit de irrigação doado pela a Secretaria de Agricultura que também vem sendo uma grande parceira.

Neste tempo de pandemia causada pelo o COVID-19, a produção aumentou devido ser época de chuvas. Embora, os valores de alguns produtos tenham sido desvalorizados por não ter comercialização como do leite, por exemplo. Nesta semana  iniciamos a produção de silo de milho na propriedade, para fazer ração para o rebanho. Depois que começamos a fazer silagem nossas vidas mudaram, facilitando bastante, agora temos rações de qualidade.

Agradeço primeiramente a Deus, ao CEDAPP  (Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor) que nos fez ver o mundo "diferente" com esse acompanhamento que é essencial ao pequeno produtor. A nossa Técnica Verônica, por nos motivar e mostrar que podemos ter qualidade de vida produzindo diversas culturas na nossa pequena propriedade.

Por Ana Luzia Rodrigues Marinho,
Dona da propriedade no Sítio Gritos



domingo, 28 de junho de 2020

FESTAS JUNINAS - DIFERENTE ESSE ANO - EM CASA

                                     Festas Juninas.  São João e São Pedro.

.
                                                                                                                   Jane Deramare de Oliveira.
Primeiro ano diferente!
Sem festas juninas,
Será comemorados, são João e São Pedro, em casa.
Mais sem deixar a tradição,

Juntos fazendo oração,
Para vencermos, esse vírus e a corrupção.
Que a fogueira,
Feita por alguns,
Seja a luz 
Para clarear as mentes
Daqueles que estão sem enxergar,
O que realmente Deus está á nós mostrar.

Peço que as chuvinhas
Sejam de bênçãos
Para essa nação.
Que as bombas sejam,
De proteção , União
E muito amor no coração.

Os vulcões!
Evapora forças do céu,
Destruindo esse vírus cruel,
Com forças inabaláveis,
Deixado- nos firmes,
Como quer nosso Deus fiel.

Que os traques traques
Estourem o egoísmo,
Dessa humanidade sofrida,
Fazendo- os entender,
Que o que está acontecendo,
É para nos fortalecer.

Que os buscapés
Corra atrás da cura,
Para nós libertar
De toda essa tortura, 

Que está á nós abalar.

Assim chegue logo, o dia de nos abraçar.

Mesmo em casa!

Não perde a tradição,
Respeite você e o próximo,
Forrozando em casa com amor no coração.



Jane Deramare de Oliveira.