Portal Tupanatinga: 2014-08-03

Postagem em destaque

sábado, 9 de agosto de 2014

NO MUSEU DO HOMEM DO CAMPO NA FAZENDA SOARES É BOM DE CONHECER E DE OUVIR A MUSICA DA TERRA




     O ultimamente tem-se intensificado as praticas de instalações de Museus devido às articulações de recuperar as praticas de saberes e fazeres tradicionais objetivando incorporar os processos de memoria (permanente e em mudança) na construção da identidade coletiva fundamentada no presente orientada para o futuro.  E este local integra simultaneamente, um forte componente de dinamismo econômico e animação local que as visitas, percursos e as atividades permitem desenvolver.

      A ideia chama atenção para reflexão do desenvolvimento rural, talvez não tenha a mesma visão, mas com certeza é fruto de uma necessidade de afirmação e a busca deste dinamismo que o Sr. Nilo Soares insiste e persiste, mesmo sem esta consciência, de tornar a ideia do Museu do Homem do campo, na sua propriedade um espaço de visitação, de apreciação da cultura do homem campestre que hoje está se perdendo e prejudicando o desenvolvimento principalmente econômico.

       
 Localizado na zona rural do Município de Tupanatinga, na Fazenda Lagoa de Baixo. Por ser uma propriedade antiga e pertencente a uma família tradição sertaneja, sendo Nildo Soares um dos membros da família, vem divulgando e usando da sua própria criatividade para atrair e divulgar na região os saberes da família Soares que são muitos e que devem sim ser cultuados através de exposição no simples e pequeno museu que ele próprio idealizou.

      Para animar e chamar atenção, todos finais de tarde na fazenda a família que já tem também uma tradição de grandes violeiros, tocam os clássicos da moda caipira e sertanejo universitários, mas não pode deixar de tocar mesmo é um xotezinho do Conterrâneo Luiz Gonzaga. Vamos conferir e passar no MUSEU DO HOMEM DO CAMPO.

      O Museu da família, poderá se constituir e registrar na memoria da região os usos e costumes do homem do campo. E é o que está se construindo na fazenda de Nildo Soares, um dos filhos da família Soares.
há mais de 10 anos que o Grupo de familia não se integravam na Musica.
Além de poeta e musico, Nildo é também preparador de casca de pau e temperada.  A pinga é servida  em  um tronco de madeira como se fosse uma mesa.

      A Banda Soares, formadas pelos músicos da família está atraindo todos os amigos e parentes e assim tem recuperado a autoestima de todos e mantido a velhas amizades e respeito entre os irmãos e familiares. Além dos afazes da fazenda, a família tem como tradição tocar um violão e outros instrumentos como o pandeiro, desenvolvido por Cildo Soares, o grande artesão na arte do grande  instrumento de percussão. O Pandeiro.



A Grande Dupla de Irmãos que muito já animou em familia e amigos a s noites  na Fazenda-Deja e Jaci.
há mais de 10 anos que o Grupo de familia não se integravam na Musica.


Sanforna, violão, padeiros, zabumba e triagulo completam a banda al´pem de amigos e os irmaoes soares é um espetaculos todas as tardes 

ELEIÇOES 2014 DURANTE ENTREVISTA PELA RADIO TUPANATIUNGA FM VEREADORES APRESENTAM SEUS CANDIDATOS E INICIA-SE O DEBATE POLITICO

O diretor-presidente da Rádio Tupanatiga FM 104,9 Mzh, Odilon Neto, recebeu nos Studios da rádio os vereadores, integrantes do Grupo G6 - Mimo Teixeira, Regis da Saúde e Neto de Duca., para uma conversa descontraida e imformativa para a população Tupanatinguense, em uma nova forma de progranga de entrevista onde os entrevistados apenas são informados sobre os temas que serão abordados e as perguntas e resposta se tornam mais expontaneas, tomando um formato de prosa.
Durante a conversa foram abordados diversos temas. O que mais se destacaram foram, claramente a política, as eleições e a polemica em torno da realização do Festival Multicultural de Tupanatinga – Festa de Agosto. Os vereadores aproveitaram a oportunidade para apresentar aos ouvintes os seus candidatos que são: Claudiano Filho - PSDB (Deputado Estadual), Zeca Cavalcanti - PTB (Deputado Federal), Fernando Bezerra Coelho - PSB (Senador), Paulo Câmara - PSB (Governador) e Eduardo Campos - PSB (Presidente).
Com relação ao adicional solicitado pela prefeitura a câmara para realização do Festival Multicultural de Tupanatinga – A tradicional Festa de Agosto, os vereadores informaram que já estava orçado mais de 1,2 milhão para a Secretária de Cultura para serem usados em eventos da Prefeitura o que não justifica a solicitação complementar feito pela prefeitura. Enfatizaram que logo voltem do recesso irão investigar a licitação realizada para os festejos.

Também não faltaram cobranças e criticas sobre a atual gestão municipal. Reivindicações nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, saneamento básico.

            Um tema bastante abordado foi sobre o lixão da cidade, que deveria ter sido desativado e criado de um aterro sanitário de acordo com a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos – n.º 12305/10.

            A Prefeitura teve mais de quatro anos para se adequar a lei, porém até a presente data não iniciou se quer a construção do referido aterro. Continuando, entre tanto, a depositar de forma irregular os resíduos no lixão da cidade e promovendo queimadas que produz fumaça toxica.

O diretor da Rádio, Odilon Neto, informou a redação do Blog que esse tipo de entrevista será corriqueiro e não apenas com temas políticos, mas com abordagem de temas do dia a dia tupanatinguense. Pois esse era o sonho do idealizador e Presidente de Honra da emissora José Edinaldo, (Naná), levar informação e prestação de serviço a toda comunidade.