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Por Flaviana de Oliveira Souza |
A temática da dimensão local na construção do conhecimento histórico contribui para o desenvolvimento de uma postura investigativa que começa a ser construída no espaço familiar e vai-se ampliando aos poucos.
Professora
Sobre
a necessidade da história local para a educação podemos dizer que a
aprendizagem da história é fundamental para compreender qual a finalidade das
coisas e das pessoas que estão a nossa volta, e através desta perspectiva
podemos identificar qual o papel do homem em nossa sociedade e qual seus
objetivos ao longo dos séculos.
E
nesse sentido o ensino da história traz algumas escolhas pedagógicas que
possibilita o estudante a fazer uma reflexão sobre seus valores e suas práticas
cotidianas. Para entender melhor a importância dessa disciplina é preciso lembrar-se
das raízes da história que se inicia nos mitos e na tradição oral, unida à
filosofia, como forma de explicação da origem humana.
E isso se dá devido à necessidade do
homem de explicar para sí mesmo sua origem e sua vida. Tornando assim o ensino
da história uma construção de conhecimento possibilitando o estudante a ter
consciência de sua identidade pessoal e social.
Entende-se que os fatos históricos
podem ser compreendidos como memórias preservadas ao longo dos anos, podendo
ser estudados e analisados para a descoberta das características de
determinados lugares e pessoas.
Além disso, essa aprendizagem possibilita
um olhar indagador sobre o mundo do qual fazemos parte, no intuito de sabermos
mais sobre o sentido das coisas. Tanto como conteúdo, quanto como recurso
didático, a temática da dimensão local na construção do conhecimento histórico
contribui para o desenvolvimento de uma postura investigativa que começa a ser
construída no espaço familiar e vai-se ampliando aos poucos.
Com tudo é inegável que o ensino da
história é muito importante para a sociedade em todos os aspectos
principalmente para que se construa uma visão mais crítica e observadora no
mundo em que vivemos.