Portal Tupanatinga: 2017-09-03

Postagem em destaque

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

TUPANATINGA:Prefeitura, Câmara de Vereadores e Maçonaria realizam ato cívico em homenagem ao dia da independência do Brasil

Diante da chuva a comunidade acompanhou civicamente todo o percurso em homenagem  ao  dia da independência, em Tupanatinga.Iniciando na Prefeitura, em seguida na  Câmara de Vereadores  e finalizando na  Maçonaria. 


A prefeitura municipal de Tupanatinga realizou na manhã desta quinta-feira, sete de setembro de 2017, o hasteamento das Bandeiras do Brasil, de Pernambuco e de Tupanatinga, em alusão ao dia da Independência do Brasil, comemorado no dia 7 de Setembro. 

O ato cívico de hasteamento das bandeira, é realizado tradicionalmente pela Prefeitura, Câmara de Vereadores  e finalizando na Loja   Maçônica onde é servido a toda comunidade presente um Coffee break na dependência, sendo que este a ano, foi servido também pela Prefeitura.

O Evento além do cerimonial do hasteamento das bandeiras ao som do hino nacional, os oradores tendem a direcionar seus discursos ora inflamados, ora acalorados, na politica local ou na politica nacional. A novidade deste ano foi o covite especial feito ao Professor Universitário Jose Dílson Cavalcante, pelo Presidente da Câmara Joaquim Neto, para falar sobre Educação e Independência. 

O Palestrante dissertou sobre a conjuntura politica atual e os desafios da educação. Falou ainda da necessidade  de buscarmos sempre a nossa independência, principalmente das ações e atitudes negativas como corrupção, egoísmo,  subserviência, preconceitos, racismos, etc  e a necessidade de preservarmos uma dependência positivo como a dependência do aconchego familiar, da justiça social, da solidariedade, da ética  e da moral.  
 O Presidente da Câmara de Vereadores, Joaquim Neto agradeceu a presença da comunidade, das autoridades politicas: Vereadores, o Prefeito Silvio Roque, o ex-prefeito Lourenço Alves e autoridades religiosas. Parabenizou ao Dr. Dilson, pela aceitação do convite e explanados nesta manha de quinta feira, ideias e informações relevantes para o crescimento da comunidade. Frisou bem a questão da independência/dependência mencionada pelo Professor Dilson. E argumentou  fatos históricos da nossa independência, lamentando a situação politica brasileira atual.

Para abrilhantar as homenagens a poesia também se fez presente,  pois qualquer eventos que se preze um espaço ainda que breve, deve-se conceder a arte, porque a arte se diverte, também se educa e encanta.
Ouvindo então o cordel da independência, recitados por alunos da  Escola Estadual EREMJM, trouxe-nos a historia e reflexões para o presente. 
    



Prefeito Silvio Roque, também discursou para o publico presente, no  primeiro  evento comemorativo ao dia da independência da sua Gestão. Parabenizou ao Professor Dilson pela palestra e também por ele defender e representar tão bem
   
a nossa Cidade no meio educacional. Saudou ao Presidente  da Câmara  Joaquim Neto e demais vereadores presentes(Luis Welysson,Artur Flor Jr.,Carlinho de Ildefonso,Dé do povão),a maçonaria e  agradeceu a presença da comunidade. 
Em suas palavras,  lamentou sobre os vícios negativos que contaminam uma grande parte da população que transformam seu voto em mercadoria, perdendo seu respeito pela Cidade. Precisamos libertar esse Povo  para que assim possamos dá independência ao nosso Município e fazermos uma nova historia,concluindo o Prefeito pediu a câmara de vereadores e a comunidade apoio para ser possível se fazer uma mudança necessária e mudar o rumo deste Municio, e torná-lo verdadeiramente independente das amarras negativas do passado.


LOJA MAÇÔNICA  COMPROMISSO CÍVICO, SEMPRE.
Desde sua fundação em 1989 em Tupanatinga, a loja Maçônica Acácia do Agreste   sempre abrilhantou nossas manhãs de sete de setembro  e o compromisso cívico tem influenciado a nossa comunidade. Já houve  época em que esta  data ficava esquecida e somente lembrada pela persistência  patriótica dos maçons que acalorados pelo o dever para com a pátria, sempre de Pé e Ordem, cumpriram o hasteamento das Bandeiras do Brasil, de Pernambuco e a de Tupanatinga, porque política e políticos passarão,  mas   o Brasil continua e continuá para sempre.      


A Loja Maçônica, localizada na rua Santos Dumont, ponto final do percurso cívico, conclui-se então a cerimonia com o hasteamento das bandeiras  e em seguida foi proferido os discursos dos representantes da Loja. Primeiro a discursar foi Paulo de Abreu que fez um breve resumo histórico   da Maçonaria e a sua influencia na Corte Real que culminou  com a  independência do Brasil. Mais um aula de conhecimentos da historia do nosso País, que cada vez mais  está perdendo sua indenidade  diante de tanta tempestade de falta de patriotismo e valores e que  graças a eventos como estes possam propor momentos  de grandes  reflexões e conscientização. Por ultimo falou  Antonio Cavalcante que agradeceu as autoridades e comunidade presentes resumindo com suas palavras finais, esclarecendo alguns pontos sobre a ordem, falou ainda da situação de dependência  que se encontra o comercio da cidade,  diante da ausência de uma agencia bancária. Pediu as autoridades politicas presentes que recorram aos seus deputados, senadores e governo para que encontrem solução. Em seguida a comunidade foi convidada visitar o templo maçônico da Loja que tradicionalmente é aberto ao publico nesta data.






por Edimilson
fotos; Paulo de Abreu

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

CÂMARA MUNICIPAL CONCEDE TÍTULOS DE CIDADÃ



           Foram aprovadas por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira (29), na Casa Legislativa José Jackson Galvão de Melo, a concessão de títulos de Cidadã Tupanatinguense a Senhora Yonha Maria de Souza Abreu Cavalcante e a Senhora Olivia Alves dos Santos Carvalho, de autoria do Vereador LUÍS WELLYSSON DE ALMEIDA, (PT).
     O Parlamentar Luís Wellysson enalteceu a trajetória de vida da homenageada Yonha Maria de Souza Abreu Cavalcante, natural de Floresta/PE, destacando sua atitude altiva e prestativa, sempre disposta e buscadora de soluções em todos os serviços prestados a Tupanatinga, na Educação, no Banco do Brasil, Cultura, Ação Social entre outras áreas. 
        A segunda indicada a receber o título , foi a Senhora Olivia Alves dos Santos Carvalho, natural de Carnaíba/PE. Também foi exaltada pelos seus relevantes serviços prestados, como Oficial de Registro Civil de Notas e Tabelionato. A homenageada chegou no município em 1979, acompanhada de seu esposo, Sr. José Mariano de Carvalho( in memoriam) e conquistaram a simpatia e o carisma da comunidade, concluiu o vereador.
        As indicações foram recebidas pelos vereadores com muito apreço e renderam diversos elogias ao colega autor da indicação. 
        O Presidente da Câmara concluiu parabenizando ao Vereador Luís Wellysson, pelas indicações que segundo ele são justas e merecidas. 

           Para entendermos melhor o significado e a importância do Título ora concedido pela Câmara vejamos um dos conceitos de Cidadania, termo que ultimamente vem sendo desconstruído pelas nossas autoridades políticas e até mesmo pela própria sociedade: 
           “Cidadão é um indivíduo que convive em sociedade - grupo de indivíduos entre os quais existem relações recíprocas.
          Cidadão é o habitante da cidade, e tem o direito de gozar de seus direitos civis e políticos do Estado em que nasceu, ou no desempenho de seus deveres para com este.
          O cidadão ao ter consciência e exercer seus direitos e deveres para com a pátria está praticando a cidadania. 
           Uma boa cidadania implica que os direitos e deveres estão interligados, e o respeito e cumprimento de ambos contribuem para uma sociedade mais equilibrada e justa. 
           É obrigação da estrutura familiar e escolar educar o cidadão para que a Constituição seja respeitada Cidadão honorário: Cidadão honorário é um título entregue a uma pessoa importante, por prestar favores que ajudem no desenvolvimento social local. 
          A pessoa homenageada passa a ser conterrânea da terra natal, mesmo que não tenha nascido ou não resida no local que lhe agraciou com a honraria. 
       O título de cidadão honorário é concedido pela Câmara Municipal de uma cidade, pela Assembleia Legislativa de um Estado, pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal.”