Portal Tupanatinga: 2016-09-25

Postagem em destaque

sábado, 1 de outubro de 2016

QUATRO CANDIDATOS DISPUTAM A PRFEFEITURA

Há pou   
Há pouco dias das eleições municipais em Tupanatinga,em sua reta final,    partidos políticos refazem  suas estratégias políticas e  intensificam  ações para conquista  dos votos dos eleitores indecisos   já que a corrida eleitoral em nosso município nunca esteve tão acirrada tendo em vista  a quantidade de  candidatos  na disputa eleitoral para prefeito da Cidade. Há também de se considerar a divisão política generalizada em todo País, mas, sobretudo em nosso município que há anos se repete. Na ultima eleição, por exemplo, o atual prefeito foi reeleito com uma diferença 200 votos apenas.
Várias questões têm inflamado a esperança do eleitor brasileiro: A corrupção que inviabiliza a educação, saúde, segurança e o emprego; A Crise política afeta economia e paralisa o País. O eleitor agora esbarra nas questões locais que são mais próximas e necessárias, são questões de raízes e essa é à hora de cobrar dos políticos mais uma vez. Em Tupanatinga ha algumas questões antigas que precisam ser debatidas e exigidas como a implantação da Comarca, criada desde 2007; realização de concursos públicos para todas as áreas dos serviços publica municipal (há mais de 10 anos não realizados); Estimular e apoiar, através da secretaria de desenvolvimento econômico, a organização do comercia local; Administrar a potencialidade hídrica existente em nosso município, direcionando os seus benefícios para as famílias de baixa renda, através da criação de pólo de irrigação e construção de adutora na zona rural.
Nesta eleição quatro candidatos estão na disputa política municipal: Damacele Tomé dos Santos, 27 anos, pelo PDT; e tem apoio de oito partidos que compõem a coligação: PDT / PRB / PT / PTB / PMDB / PHS / PMN / PROS - TUPANATINGA, RESISTENCIA, FORÇA E TRABALHO. Em seus pronunciamentos promete além dar continuidade aos projetos do atual Prefeito, construir um governo aberto e de oportunidades, um governo em que o cidadão tupanatinguense tenha voz e ajude a equipe a melhorar.
 Davi Vicente Araujo, 29 anos, PC do B; Seu vice é Edvaldo. Sua proposta é Educar para produzir, priorizando  educação de ótima qualidade na cidade e no campo capacitando os jovens para as atividades econômicas e agrícolas.
Eliano Ferreira Martins, 47 anos, pelo PSB e tem apoio de quatro partidos que compõem a coligação PSB / PR / DEM / PTC - FRENTE POPULAR DE TUPANATINGA, Vice-Prefeito: Jose Lino. Garante se eleito trabalhará para cuidar das pessoas e recosntruir a Cidade.
Severino Soares dos Santos, 51 anos, candidato pelo PP. com a coligação A ESPERANÇA SE RENOVA, composta pelo PP e PSD, VICE-Mara. Se eleito promete trabalhar em prol das reais necessidades da  população, fazer um governo  com  a participação popular e  resgatar a auto estima da população Tupanatinguense proporcionando oportunidade para todos.

A Eleição é uma ferramenta democrática para escolha de candidatos. O escolhido terá a maioria dos votos, mas governará para todos. Esperamos as eleições independestes dos resultados sirvam para consolidar a democracia e que candidatos e eleitores a usem com carinho, alegria e paixão sabendo, portanto, respeitar os seus resultados

O JORNAL PORTAL DE TUPANATINGA "UMA VISÃO DE CONSCIENCIA POLITICA SOBRE NOSSA TERRA"




Editorial do Jornal - Edição III Jul/Ago/Set/2016



Elições Muncipias: Foco na sua cidade. 

             Há poucos dias das eleições municipais, de todas,  a mais importante  porque o eleitor vai poder participar da escolha do próximo prefeito e da renovação da Câmara de Vereadores ou, em outras palavras, ajudar a decidir sobre o futuro da cidade em que vive.                   Nas Eleições Presidenciais, a importância foi debater o Pais e o nosso estado, nessa vamos debater o futuro da nossa Cidade: Desenvolvimento com crescimento  econômico e social que melhore o comercio, a agropecuária e industria em nosso Município para que haja mais negócios, emprego e renda; Educação ampla e de qualidade com acesso para todos, garantindo mais humanização e futuro para a nossa juventude  ; Cultura para garantir civilização, respeito e auto-estima para o nosso  povo. Saúde fundamental para garantir vida; infra estrutura, saneamento básico ou seja cuidar do meio ambiente para que as pessoas possam viver sua cidadania com dignidade e decência.
 O Jornal Portal de Tupanatinga traz uma matéria econômica: Recursos hídricos em debate, com artigos analisando nossa maior riqueza ainda sem nenhum projeto voltado para beneficio da nossa comunidade. É preciso que a população cobre dos nossos políticos um olhar mais atento e desenvolvimentista e menos gananciosos e individualistas para que eles possam perceber o quanto estão deixando de fazer pelo crescimento do nosso município. No artigo “Tupanatinga terras das Águas”, do agrônomo João Santana, ela fala do potencial hídrico em nosso município, mas pouco explorado com fins econômico para criação de renda, enquanto milhares de litros cúbicos estão saindo através de carro pipas para abastecimento das cidades vizinhas sem nenhum incentivo que beneficie o Município.
Ampliando as informações,  o Técnico em Agropecuária Mario Antonio, faz uma exposição de como a cidade de Inajá tem viabilizado o seu crescimento econômico com a exploração dos seus recursos hídricos e conseguido destaque no estado como maior produtor de melancia e a produção de melão tipo exportação, atraindo empresa de grande porta para a Cidade como “AGRICOLA FAMOSA”,  oriunda do Rio Grande do Norte e maior exportadora do mundo de melão, gerando emprego e renda para o município de Inajá.
Questionando  potencialidade hídrica o geólogo e consultor em projetos de infraestrutura, Tácio Fernandes, apresenta em seu relatório técnico sobre o acompanhamento que está sendo feito pela CPRM sobre Acompanhamento do comportamento das bacias sedimentares do semi-árido, onde o Manancial da baixa funda superou expectativa”,mesmo diante de tanta demanda  e longa estiagem,  o nosso manancial tem potencial e só falta força de vontade e coragem  política para que Tupanatinga tome o rumo certo, o rumo do desenvolvimento.     
Convidamos você leitor, a fazer também uma viagem na historia política de Tupanatinga e reconhecer os nossos primeiros prefeitos que embora não estejam mais em vida, mas deixaram sua contribuição na historia política da nossa Terra: Lourenço Alves de Souza, no período de 1970 a 1972, como segundo prefeito eleito ajudou a cidade recém emancipada dar seu primeiros passos. 
A partir de 1977 a 1982, O Sr. Artur Flor de Souza, terceiro prefeito eleito deu sua valiosa e fundamental contribuição, com seu grito de guerra fez as autoridades governamentais se acordarem e a cidade começou a se erguer através de um trabalho firme e honesto que ficou na memória do município.  

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

ELEIÇOES MUNICIPAIS 2016- ELIANO MARTINS FAZ O ENCERRAMENTO FINAL


 Final de campanha eleitoral das eleições municipais 2016 em Tupanatinga ficou com o PSB 40-ELIANO E ZÉ LINO.

Após realização dos demais coligações, 27 e 28, hoje é a vez da FRENTE POPULAR DE TUPANATINGA, que tem ELIANO MARTINS como candidato a Prefeito e o vereador José Lino como candidato a Vice-prefeito. A frente  que é composta pelos partidos PSB, PR, DEM /PTC, Realizará hoje 29, o encerramento da campanha politica com o comício na praça cel. José  Emílio de Melo.   apesar de muitos acreditarem durante a campanha  num possível  acordo politico entre as lideranças SÍLVIO/ELIANO, apesar da forte articulação nada ocorreu. A campanha ocorreu naturalmente e hoje chega ao seu encerramento dentro das suas projeções e com uma missão cumprida: debate  politico e informação ao eleitor da realidade atual. Segundo Eliane Nascimento, uma das coordenadoras da campanha, o resultado está sendo positivo e a campanha foi bem aceita em todas as regiões  em que se fez presente e é  crível o clima por mudança.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

ELEIÇÕES 2016: ATENÇÃO EM QUEM VAI VOTAR


Vanusa Lima
O país está passando por uma reviravolta em seu cenário político, confuso para qualquer livro de história. Em décadas nunca se ouviu, leu ou sequer viu tantos políticos envolvidos em falcatruas como estamos vendo agora sendo definitivamente presos pelos seus atos ilegais. A corrupção não é uma situação atual nem em nosso país, nem em qualquer parte do mundo, mas, o que está chamando a atenção de todos, é o fato de muitos políticos e até empresários renomados de conceituadas empresas, principalmente da construção civil, fazerem parte de uma grande trama corrupta, onde a “lei” válida é o desfio de altíssima soma em dinheiro.
Entretanto, quero chamar a atenção do leitor, não para o que está acontecendo e sim, o que podemos fazer para tirar de cena políticos que olham apenas para o próprio umbigo e esquecem-se das responsabilidades que lhes foram atribuídas a partir do momento em que os colocamos lá dentro. E como fazer isso? Simples, somos nós, cidadãos, que temos o poder de modificar e dar um basta em tanta corrupção.
As eleições estão se aproximando. Os partidos se movimentando e eles, os políticos, em breve, começarão enchendo as telas das tvs e as grades de programas de rádios com todas as suas oratórias inconfundíveis, e aí meus amigos, vamos mostrar para eles que todo esse blá, blá blá não é nada, se decidirmos modificar tais discursos.
Particularmente farei o meu. E espero com sinceridade que cada cidadão reflita e faça a sua parte, tirando de cena as mesmas pessoas que estão fadadas ao vício cíclico das eleições, mudando às vezes, só de um partido para o outro. Contudo, eu decidi que não vou anular meu voto, mas, o darei àquela pessoa que nunca fora eleita antes. Se vai funcionar? Sinceramente gostaria que sim, mas claro, isso só vai depender se cada um de nós seguir essa mesma lógica.
Sejamos mais seletivos. Busquemos observar quem são e o que fizeram por nossas cidades. Pela saúde e educação de nossa gente. Se estão tentando ao menos, reduzir a violência. Se realmente se importam conosco, ou, se apenas se aproximam da gente em época de eleição para aperta as nossas mãos e depois, nos dá as costas no momento em que mais precisamos.
Somos nós que os colocamos no poder, para que teoricamente possam nos representar. Então, que sejamos nós a mudar essa situação e vamos juntos reescrever a história do nosso Brasil, dando um basta na corrupção, que além de tudo está nos causando vergonha e repulsa. Chegou o momento de mostrarmos para eles, todos eles, que sabemos votar, e que é para nós, cidadãos, imputado o direito de escolher seus representantes legais.
Na dúvida, pense antes de votar. E lembrem-se, se cada um de nós mudarmos, o país como um todo receberá o nosso recado e aos poucos, iremos conseguir mudar essa situação, afinal de contas “Ordem e Progresso” não deve ser uma simples frase escrita numa bandeira qualquer. Ela está ali por um motivo que não apenas completar a estética de uma bandeira.
Pensem nisso!

Vanusa Lima
publicação do Jornal  Portal Tupanatinga
Jornalista – DRT 4760PE

Banco do Brasil realiza entrega oficial do caminhão contemplado em edital da Fundação BB, à Associação dos Agricultores Sitio Barra do Mota


         Conselho de Desenvolvimento Rural de Tupanatinga – CMDRS- juntamente com a Associação dos agricultores do Sitio barra do mota,  recebeu investimento social da Fundação Banco do Brasil e  BNDS para aquisição de um caminhão de carroceria Ford Cargo com a capacidade de 9 toneladas de carga, para dar apoio na produção de alimentos  dos agricultores familiares de Tupanatinga.
         A entrega do veiculo foi realizada na sede do conselho pelo Gerente do Banco do Brasil, Marcone Carlos Ferreira, durante encontro do conselho com os associados e colaboradores onde toda a comunidade comemorou a grande conquista que beneficiará cerca de 100 famílias de pequenos agricultores rurais, segundo Jose Carlos de Lima (Carlinhos de Idelfonso), Ex-coordenador  do conselho e responsável pela elaboração do projeto o qual foi selecionado em edital da Fundação Banco do Brasil, que destinou R$
197.000,00(cento e noventa e sete mil reais) para aquisição do veículo.
         No total foram mais de 500 projetos em todo pais, dos quais somente 25 foram contemplados e entre eles a Associação dos agricultores do Sitio Barra do Mota, classificado em 13° lugar.
Para José Carlos, o caminhão destina- se para transporte dos produtos da agricultura familiar como também no transporte de material para construção de banheiros, casas, cisternas calçadão, cisternas de polietileno etc.
         Prestigiaram também o evento, representante da Secretaria Municipal de Agricultura, Marco Marinho Monteiro, representante do IPA, João Santana, representante da igreja Católica Manoel Miguel Junior, Silvio Roque da Igreja Assembléia de Deus, funcionários do Banco do Brasil e varias lideranças políticas e comunitárias do município.
            Fundada em 17.08.1999, o CMDRS tem como finalidade de articular, buscar e executar projetos com entidades parceiras governamentais ou privadas com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento econômico e social e dando apoio para que os produtores da agricultura familiar permaneçam no campo evitando o êxodo rural e contribuindo com o desenvolvimento do município. A diretoria atual tomou posse em 04.01.2016 e tem as seguintes composições: Coordenador: Jose Antonio Neto; Vice-Coordenador: João Samuel Correia da Silva; Secretária: Leonice Ferreira da Silva 2º Secretário: José Barbosa da Silva Filho Tesoureira: Maria das Graças Minervino da Silva 2º Tesoureiro: Ademário Andrélino da Silva; Comissão de Acompanhamento de Projeto e Controle Financeiro: João Paulo Peterson de Santana José Valmir de Lima Paz José Carlos de Lima.
         A Associação dos agricultores do Sitio barra do  mota, contemplada com o projeto,  foi fundada 24/03/2001 e sua atual diretoria tem como Presidente: Genival Beserra da Silva e como Vice-Presidente José Carlos de Lima-licenciado,  composta por 52 associados.

 
Jornal Portal de Tupanatinga