Portal Tupanatinga: TUPANATINGA, MEIO SECULO DE EMANCIPAÇÃO POLITICA

Postagem em destaque

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

TUPANATINGA, MEIO SECULO DE EMANCIPAÇÃO POLITICA

A Cidade de Tupanatinga acorda hoje, 20 de dezembro 2013, dia do seu aniversario fazendo 50 anos de emancipação politica, ou seja, meio século de Cidade constituída.

Em 20 de dezembro de 1963, graças à luta dos políticos da época, a vila Santa Clara de Buíque deixa de ser um dos importantes distritos da Cidade de Buíque e passa então a ser Cidade e ter administração própria.  

O processo de emancipação politica em Tupanatinga foi um dos momentos mais conturbado na historia politica da Cidade como também na região e duraram meses para se chegar tal decisão. Outras Cidades vizinhas, beneficiadas pelo mesmo decreto, tiveram de imediato sua consolidação enquanto que a cidade de Tupanatinga quase viu seu desejo de independência ir ao chão. Mesmo com a posse do Senhor Cicero Major, como o prefeito transitório, somente 90 dias depois é que fora consolidada então a efetivação do decreto que instituiu de fato a emancipação politica de Cidade e o Sr. Otacílio de Abreu Cavalcante, homem de grande articulação politica assume verdadeiramente a transição política  até a posse do primeiro prefeito eleito pelo povo em 1965, Sr. Jaime de Melo Galvão.

Diante deste fato histórico da politica do Município, não se pode jamais cometer a injustiça memoriável de não enaltecer o grande feitor da historia politica da Cidade, Cel. Jose Emilio de Melo, pois é dele toda autoria do processo que constitui o desejo de toda comunidade da Vila Santa Clara em tornar-se uma Cidade livre e soberana, portanto O Cel. é o grande percursor deste Projeto Politico, muito embora não seja bem evidenciado nos eventos históricos e políticos da Cidade, tanto ele como os demais agentes construtores políticos da época. Independente de facções politicas o munícipio tem obrigação de proteger a sua memória histórica e politica. Neste contexto é necessário  a contratação de um antropólogo, profissional da área, para que seja feito um estudo amplo da memoria sócio cultural e politica da Cidade.

A Memória de uma comunidade é um patrimônio cultural. Nela está codificada a identidade que norteia toda evolução presente e futura de uma sociedade. Não preservar a memoria significa viver sem identidade. A Identidade  é o que nos proteja e assegura, com ela podemos passar adiante.

Saudamos então a Tupanatinga pelo seio meio século de emancipação politica. E que façamos  deste momento um estante de alegria, por nossa Cidade, por nosso Povo e por nossa gente.

 A Cidade  deve ser o  lugar mais bonito de viver, principalmente se é  sua cidade  Natal, se não,  ame-a como se fosse.

 PARABENS TUPANATINGA PELO SEU ANIVEERSÁRIO!

Edimilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário