Diante da Pandemia do covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Tupanatinga, junto às demais autoridades políticas, atua de forma ampla no combate ao vírus.
por Samara Florêncio
Desde
março de 2020, Tupanatinga tem obedecido às recomendações da OMS, e órgãos de
saúde. O isolamento social, uso de máscaras e barreiras sanitárias nas entradas
da cidade, foram algumas das iniciativas tomadas para conter o alastramento do
vírus, e prevenir a população.
Dentro
deste cenário de emergência global, a gestão do município instalou o Gabinete
de Crise de covid-19, onde foram adotadas medidas de biossegurança, e criado o
Plano de Ação Organizacional e Estratégico para o enfrentamento da pandemia.
Por meio de decretos com medidas emergenciais, os cidadãos tupanatinguense
recebem orientações do gabinete.
Todos os profissionais que estão na linha de frente do combate ao vírus, isto é, enfermeiros, médicos, e assistente sociais, receberam treinamentos e capacitações específicas para atuar mediante à crise, equipamentos de proteção individualizada também foram distribuídos para os mesmos. O Hospital Santa Clara foi reestruturado com uma área de isolamento social, para assegurar pacientes com outras patologias. Além disso, o hospital fez a aquisição de aparelhos de alta tecnologia, medicamentos específicos baseados nos protocolos de saúde, e respiradouros.
O Ambulatório - Centro de Emergência Respiratória do Covid-19, foi implantado para efetuar atendimentos ambulatoriais, e realizar exames que detectam o coronavírus. O município de Tupanatinga foi pioneiro na instalação de pias para lavagem das mãos em pontos comerciais, e com maior fluxo de pessoas nas ruas. Todas estas ações se mostram eficazes e de fundamental importância neste momento.
A reabertura do comércio vem seguindo às normas exigidas pela vigilância sanitária e o Gabinete de Crise. O trabalho realizado nas barreiras sanitárias também tem auxiliado no controle de veículos circulando pela cidade, e orientado as pessoas sobre o uso de máscaras higienização.
Pouco mais de cinco meses após o início da pandemia no Brasil, Tupanatinga tornou-se referência no atendimento médico-hospitalar, isso devido ao grande número de pacientes recuperados, resultado do trabalho executado pela Secretaria Municipal de Saúde, e competência de todos os profissionais envolvidos na luta contra o covid-19 na cidade.
Por Samara Florêncio
Nenhum comentário:
Postar um comentário