Pequenos produtores se preparam para armazenamento de silagem para o gado
Presidente da Associação do Sitio Grito, Claudia Modesto, traz da comunidade, registro do grande momento da região, que é alegria de todos e em especial , da proprietária do Sitio Grito, Ana Luzia Rodrigues Marinho no relato da grande colheita e o preparo para armazenamento da silagem.:
Claudia:
"Depois da chegada das chuvas, agricultores começaram a plantar e agora estão colhendo a lavoura, tanto para seu consumo, como também para alimentar seus rebanhos, e a produção de forragem é uma das alternativas mais indicadas para aumentar a produção do leite de gado. Por isso, a agricultora Ana Luzia, escolheu o silo de milho para sua atividade na bovinocultura."
"Agradeço primeiramente a Deus, ao CEDAPP (Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor) que nos fez ver o mundo "diferente" com esse acompanhamento que é essencial ao pequeno produtor. "
Depoimento de Ana Luzia :
Eu sou Ana Luzia Rodrigues Marinho, agricultora e secretária da Associação dos Pequenos Produtores do Sitio Gritos, Tupanatinga-PE.
Vou relatar um pouco da minha experiência do trabalho no campo e a diversificação de culturas em pequenas propriedades para se ter uma boa sustentabilidade.
Nos últimos tempos estamos tendo um bom desenvolvimento na nossa propriedade, depois de sermos acompanhados pelo o CEDAPP (Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor) e através da Técnica Verônica, que vem fazendo uma grande diferença, nos mostrando meios de produzir com qualidade.
Antes tínhamos criações sem qualidade, hoje com esse acompanhamento técnico, melhorou bastante. Aprendemos a plantar palma de forma adequada, fazer plantações de milho para fazer silagem. Criação de caprinos e vacas leiteira com melhoramento genético. Temos também um quintal produtivo no qual é produzido hortaliças através de um Kit de irrigação doado pela a Secretaria de Agricultura que também vem sendo uma grande parceira.
Neste tempo de pandemia causada pelo o COVID-19, a produção aumentou devido ser época de chuvas. Embora, os valores de alguns produtos tenham sido desvalorizados por não ter comercialização como do leite, por exemplo. Nesta semana iniciamos a produção de silo de milho na propriedade, para fazer ração para o rebanho. Depois que começamos a fazer silagem nossas vidas mudaram, facilitando bastante, agora temos rações de qualidade.
Agradeço primeiramente a Deus, ao CEDAPP (Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor) que nos fez ver o mundo "diferente" com esse acompanhamento que é essencial ao pequeno produtor. A nossa Técnica Verônica, por nos motivar e mostrar que podemos ter qualidade de vida produzindo diversas culturas na nossa pequena propriedade.
Por Ana Luzia Rodrigues Marinho,
Nenhum comentário:
Postar um comentário