Portal Tupanatinga: NO MUSEU DO HOMEM DO CAMPO NA FAZENDA SOARES É BOM DE CONHECER E DE OUVIR A MUSICA DA TERRA

Postagem em destaque

sábado, 9 de agosto de 2014

NO MUSEU DO HOMEM DO CAMPO NA FAZENDA SOARES É BOM DE CONHECER E DE OUVIR A MUSICA DA TERRA




     O ultimamente tem-se intensificado as praticas de instalações de Museus devido às articulações de recuperar as praticas de saberes e fazeres tradicionais objetivando incorporar os processos de memoria (permanente e em mudança) na construção da identidade coletiva fundamentada no presente orientada para o futuro.  E este local integra simultaneamente, um forte componente de dinamismo econômico e animação local que as visitas, percursos e as atividades permitem desenvolver.

      A ideia chama atenção para reflexão do desenvolvimento rural, talvez não tenha a mesma visão, mas com certeza é fruto de uma necessidade de afirmação e a busca deste dinamismo que o Sr. Nilo Soares insiste e persiste, mesmo sem esta consciência, de tornar a ideia do Museu do Homem do campo, na sua propriedade um espaço de visitação, de apreciação da cultura do homem campestre que hoje está se perdendo e prejudicando o desenvolvimento principalmente econômico.

       
 Localizado na zona rural do Município de Tupanatinga, na Fazenda Lagoa de Baixo. Por ser uma propriedade antiga e pertencente a uma família tradição sertaneja, sendo Nildo Soares um dos membros da família, vem divulgando e usando da sua própria criatividade para atrair e divulgar na região os saberes da família Soares que são muitos e que devem sim ser cultuados através de exposição no simples e pequeno museu que ele próprio idealizou.

      Para animar e chamar atenção, todos finais de tarde na fazenda a família que já tem também uma tradição de grandes violeiros, tocam os clássicos da moda caipira e sertanejo universitários, mas não pode deixar de tocar mesmo é um xotezinho do Conterrâneo Luiz Gonzaga. Vamos conferir e passar no MUSEU DO HOMEM DO CAMPO.

      O Museu da família, poderá se constituir e registrar na memoria da região os usos e costumes do homem do campo. E é o que está se construindo na fazenda de Nildo Soares, um dos filhos da família Soares.
há mais de 10 anos que o Grupo de familia não se integravam na Musica.
Além de poeta e musico, Nildo é também preparador de casca de pau e temperada.  A pinga é servida  em  um tronco de madeira como se fosse uma mesa.

      A Banda Soares, formadas pelos músicos da família está atraindo todos os amigos e parentes e assim tem recuperado a autoestima de todos e mantido a velhas amizades e respeito entre os irmãos e familiares. Além dos afazes da fazenda, a família tem como tradição tocar um violão e outros instrumentos como o pandeiro, desenvolvido por Cildo Soares, o grande artesão na arte do grande  instrumento de percussão. O Pandeiro.



A Grande Dupla de Irmãos que muito já animou em familia e amigos a s noites  na Fazenda-Deja e Jaci.
há mais de 10 anos que o Grupo de familia não se integravam na Musica.


Sanforna, violão, padeiros, zabumba e triagulo completam a banda al´pem de amigos e os irmaoes soares é um espetaculos todas as tardes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário