Portal Tupanatinga: O SAMBA DE COCO RAIZES DE TUPANATINGA PERDE SEU MESTRE: SEVERINO CARQUEIJO

Postagem em destaque

quarta-feira, 8 de abril de 2015

O SAMBA DE COCO RAIZES DE TUPANATINGA PERDE SEU MESTRE: SEVERINO CARQUEIJO

Faleceu nesta manha, 08.04.2015, Severino Carqueijo, como era conhecido. Um dos principais mestre do samba de coco de Tupanatinga. 


O samba de Coco raízes de Tupanatinga representa  uma das principais manifestação cultural do Município. Sendo  um grande segmento artístico e histórico, pois preserva a historia do povo da nossa Terra. Negros e Índios são os nossos antecedentes tanto no Brasil como na nossa região e o samba transmite e registra esses valores e crenças. 



Severino Carqueijo deixa seu legado e  junto com Mariquinha e os demais participantes, era um dos principais defensores da cultura raiz de Tupanatinga. Uma cultura cultuada por seus familiares há mais de cem anos. 

Severino e Mariquinha no pólo cultural



O mestre do Coco dizia ter mais de cem samba na memoria e reclamava não ter a quem repassar esse patrimônio musical, recebido dos seus pais,  devido a geração atual não ter o mesmo apreço com a cultura, como  ele e a sua geração.  


O Grupo é formado por uma família tradicional de Tupanatinga,familia dos Ocrisos,  de origem negra e possivelvemente uma das principais familias enraizadas responsavel pela formação da grande nação Tupanatinguense, por isso  o nome saba de coco raízes de Tupanatinga.

A musicalidade, a dança, tudo foi repassado de gereção em geração durante , decadas e decadas até os dias de hoje, porem a ginga, o verso, a  rima seguem se tranformado diante da diversidade conteporanea, sem deixar as tradiçoes pelo caminho.

 O samba da nossa Terra, pode não ser o maioral, mas é alegria sem igual. Nosso sambista que acabou de se ir, fez sua parte, cabe aos que ficam fazerem a sua. Manter a alegria e continuar mesmo contra a poeira.  Severino embora não tenha conquistado o que todo artista sonha, foi feliz com seu samba, viajou, conheceu vários outros movimentos. Muitos jovens conheceram sua arte, foi aplaudido e reverenciado, tudo dentro do seu tempo.O Mestre Fez grandes amizades.
Um grande momento de levante na historia do coco, foi no periodo  em  a professora Eliane passou pela Secretaria Municipal de Cultura e  reacendeu o animo do grupo, viajando aos grandes eventos da região: Aguas Belas, Arcoverde, Buíque gravou seu primeiro CD, comprou roupa e vestiu o grupo de cores e contentamento e a resposta era na ponta do pé. Depois veio a doença e tudo parou, severino foi cantar em outro Terreiro. Possivelmente deverá está cantando com seus pais e tios, fundadores do coco.  
   O polo Cultural, talvez tenha sido umas das invesões mais pertinente para abrigo da cultura popular na festa multicultural,  e o sambista bem alegre no palco fazendo verso e rima enquanto   seu grupo respondia mais alegre ainda.                                   


apresentação do Coco no ponto de Cultura em Arcoverde 
APRESNTAÇÃO CULTURAL NO CINE DEUSA BRANCA

LANÇAMENTO DO  1º CD NO PONTO DE CULTURA ARCOVERDE



CARNAVAL MULTICULTURAL EM TUPANATINGA


SEVERINO NA APRESTNAÇÃO CORDEL DE PAULO TARCIZO

AGUARDANDO APRESENTAÇÃO EM AGUAS BELAS

O COCO NA FESTA COMERCIO ORGANIZADA PELO BNB


APOS APRESETNAÇÃO FOTO DO ENCONTRO

vARRANDA CULTRUAL EM BUIQUE RELIZADA PELO SESC



GRANDE ENCONTRO DO COCO COM O POVO NO POLO CULTURAL


Nenhum comentário:

Postar um comentário