Portal Tupanatinga: EM ENCONTRO, JOVENS CAMPONESES BUSCAM O FORTALECIMENTO DA PJR EM TUPANATINGA.

Postagem em destaque

sábado, 20 de fevereiro de 2016

EM ENCONTRO, JOVENS CAMPONESES BUSCAM O FORTALECIMENTO DA PJR EM TUPANATINGA.


Foi nesta manha de sábado, (20), que a juventude rural das comunidades dos povoados Cabo do Campo e Boqueirão, sítios Sanharó, Prazeres,  Grito, Baixa Grande, Boqueirão e Loja realizaram encontro com o objetivo de construir e fortalecer a PJR na região.

Os jovens apontaram as potencialidades e dificuldades encontradas na organização e no fortalecimento da coordenação municipal. Para isso, foi realizado um breve estudo sobre a construção da Pastoral, assim como, dos principais aspectos políticos e sociais no Município. De acordo com os jovens Tupanatinguense, existem vários avanços no campo da produção, com destaque à de caju, batata doce, a mandiocultura, apicultura,artesanato, caprinocultura, horticultura, criação de galinha de caipira e diversos doces. 

“Essa diversidade produtiva vem garantindo renda e desenvolvendo as comunidades rurais,porém, não podemos esquecer que o estudo e a formação é um outro setor que vem garantindo a participação e fortalecendo a PJR na região”, destacou os jovens. 


Coordenador Regional Luiz Filho
Apontando também as dificuldades, foi destacada a falta de água, o acesso à terra, repasse das informações, lugar para a comercialização dos produtos e o deslocamento até as áreas.

Rozimar Araújo, da articulação municipal da PJR, acredita que para fortalecer a Pastoral é necessário construir projetos e buscar mais apoio. Ela aponta ainda, que a juventude precisa construir lutas “em defesa da classe trabalhadora e contra a burguesia que nos oprime”.


Rodrigo e Rozimar
Segundo a coordenação da Pastoral, a reunião foi importante, pois conseguiu que a juventude adjacente percebesse o verdadeiro valor em rememorar as lutas e experiências camponesas, através das realidades vividas por cada jovem em sua comunidade.


por Rodrigo Silva e Wesley Lima 
fotografia:Luiz Filho e Rodrigo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário