Portal Tupanatinga: O Agreste Pernambucano aguarda com muita sede a conclusão das obras da Transposiçao.

Postagem em destaque

sábado, 25 de março de 2017

O Agreste Pernambucano aguarda com muita sede a conclusão das obras da Transposiçao.


                Adutora de Tupanatinga será incorporada a Adutora do Agreste



O  Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco é  responsável para transportar as águas da barragem de Itaparica,município de Floresta (PE), percorrendo um distancia de 220 km, até o  o Rio Paraíba, na Paraíba e deverão atingir os reservatórios existentes nas bacias receptoras: Poço da Cruz, em Pernambuco, e Epitácio Pessoa (Boqueirão), na Paraíba. Para as demais localidades como é caso da adutora do Agreste( Arcoverde e Caruaru ) será necessário através da construção de um ramal de 70 km que interligará o Eixo Leste à bacia do rio Ipojuca com previsão para conclusão em 2022.
 Para antecipar esse prazo já que os 68 municípios do agreste pernambucano estão nos seus limites, o Governo do estado com recursos federais está utilizando-se das adutoras do moxotó, do Jatobá   e adutora de poços de Tupanatinga para aliviar a crise hídrica que afeta o sertão de semi-árido.
    A Bacia do Jatobá (Ibimirim-PE) já está em funcionamento e abastece a Cidade de Arcoverde. 
 A Bacia do Moxotó captará  água no Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco(Sertania), e abastecerá  Arcoverde, no Sertão, e outros seis municípios do Agreste: Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó e São Bento do Una e até dezembro estará funcionando.
A adutora de poços de Tupanatinga com previsão de 20 poços funcionando abastecerá  cidades , Itaíba, Águas Belas, Iati , Buíque, Pedra e Venturosa.
Enquanto isso a Cidade das ´Águas passa dias sem água nas torneiras por motivo de problemas técnicos como defeito na bomba, cano estourado e as vezes nem são comunicado  do problema.









Nenhum comentário:

Postar um comentário