Portal Tupanatinga: Vencedores da final do concurso “Rima que Anima “ da Biblioteca Municipal Áurea Rodrigues

Postagem em destaque

sábado, 9 de maio de 2020

Vencedores da final do concurso “Rima que Anima “ da Biblioteca Municipal Áurea Rodrigues

A Biblioteca Municipal , escolas e comunidades formaram uma parceria objetivando o estímulo da leituras nos alunos do ensino básico através da literatura de cordel e resultou numa grande festa literária, prestigiada pelos pais dos alunos e comunidade em geral numa noite de grandes revelações poéticas dos alunos Ellani do Nascimento,  Everton Sebastião   da Silva  e Leonny Augusto do Nascimento Albuquerque, na noite de 30.12.219,quarta feira no espaço da Biblioteca Municipal Áurea Rodrigues, na coordenação de Maria Aguida.
 Vejam abaixo as classificações e suas obras. Leiam porque a leitura salva vidas e promovem as pessoas : 





























Primeiro Lugar
Obra: “Um dia”
Autora :Ellani do Nascimento da Silva


Um dia pode ser tarde
Escuta o que vou dizer 
Valoriza quem tá do teu lado, 
Pois amanhã você pode não ter 
Tudo acontece em um piscar de olhos 
Quando menos você perceber.

E se o amanhã não avinhe-se
Se tudo parasse aqui
E se o dia virasse noite 
E o sol não pudesse sorrir
E se o beijo e o abraço
Da noite fosse o último a sentir.

A saudade bateria muito forte 
Dentro do nosso coração 
O peito ia chorar como se estivesse 
A explodir um vulcão 
É aí que iremos perceber 
O que vale um aperto de mão.

Um dia tudo pode ser saudade 
O porquê vou te explicar 
Nessa vida somos passageiros 
E por elas vamos passar 
Por isso esses momentos aqui
Temos que aproveitar. 

Ninguém sabe nem o dia 
Muito menos a hora, 
Um dia podemos ser momento
Em outros só memória 
E assim vamos vivendo 
Cada um com sua história.

Já que não sabemos o dia 
O melhor é aproveitar 
Pode ser no cinema 
Ou contando piadas no sofá 
Se for importante para você 
Um momento especial será. 

Um dia, pode não ser um dia, 
E o que devemos fazer 
É aproveitar cada minuto 
Com pessoas importantes para você,
Pois é na simplicidade 
Que se encontra o dom de viver.

O tempo é muito rápido 
Passa como se fosse o vento, 
Por isso é muito importante 
Aproveitar cada pequeno momento 
Porque além de ser único 
Ele depende do tempo.
 _________________________     


























Segundo Lugar
Obra:  ” Nordeste”
Autor:  Everton Sebastião da Silva

Olá meu nome é Everton,
Agora eu vou recitar
Um cordel muito bonito
Para você se impressionar
Preste bastante atenção
No que agora vou falar.

O Nordeste em que vivo
Tem vaquejada e o gibão,
Tinha um cangaceiro perigoso
Que se chamava Lampião
Lugar de gente pobre e humilde,
Mas com um grande coração

Um lugar de gente boa
De "cabra da peste",
Isso não é palavrão,
É gíria aqui no Nordeste
Me perdoe se confundi
Você que é do Sudeste.

As raízes do Nordeste 
A tal de miscigenação
Preto, branco, ruivo, pardo
Correndo solto pelo Sertão,
Nessa terra seca e abençoada
A chuva que cai no chão.

A seca judia com nordestino
E com seu gado também
Não tem água para a gente
Quando chove ainda bem
Obrigado meu Deus do céu
Se não, não escapar ninguém.

Eu falei de um lugar
Que tenho o respeito
Seu nome é Nordeste
Minha região do peito
Vou falar uma coisa
Esse é o lugar perfeito
________________________



Terceiro Lugar
Obra: Na Rima que anima, o tablet bem que incentiva
Autora:   Leonny Augusto do Nascimento Albuquerque

Com licença minha gente
Para agora eu falar
No começo eu não sabia
O que para vocês apresentar
Pois eu não tinha ideia
Então comecei a rabiscar.

Foi logo quando eu pensei
No primo que ia ganhar
O tablet é uma tentação
Veio em primeiro lugar
Mas também tem duas cestas
De material escolar

Fiquei todo bem animado
Com a rima que anima
Vou riscando nesses versos
Palavras que são minhas
Vou contando minha história
E ninguém me elimina.

A biblioteca do município
Teve mesmo uma boa ação
Mexendo com os alunos
Envolvendo a população
O que vale aqui para mim
É mesmo participação.

Foi dia 20 de setembro
Quando fizeram a anunciação
Desse concurso de cordel
Com uma bela apresentação
Aos profissionais da biblioteca
Minha eterna admiração.

Poeta sei que não sou
Mas posso até desenrolar
O prêmio desse concurso
Eu quero mesmo é ganhar
Brincando de fazer versos
E ser poeta desse lugar.

Têm vários participantes
Sei também da concorrência
Qualquer desafio para mim,
É uma prova de sobrevivência
Mas para fazer um cordel
Precisa muito inteligência.

Não foi fácil para mim
Esse cordel concluir
No começo me enrolei
Mas no fim consegui
Acredito que pouco a pouco
Assim vou evoluir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário