Portal Tupanatinga: Campanha de vacinação contra a Febre Aftosa.

Postagem em destaque

terça-feira, 23 de junho de 2020

Campanha de vacinação contra a Febre Aftosa.




A Febre Aftosa é uma doença infectocontagiosa que acomete  em animais ungulados (que tem uma fenda entre os cascos), sendo os principais deles os bovinos (bois e vacas) e bubalinos (búfalos), em razão do valor econômico envolvido.                                    

                                                         Por Luiz Carlos Pereira Cavalcante

O período da 1ª etapa de vacinação ocorre entre os dias 1º até 30 de junho, contemplando todos os animais desde fase inicial (bezerros) até adultos (boi/vaca).

Boas práticas de manejo no momento da vacinação são menosprezadas muitas das vezes ou até mesmos ignorados pela maioria dos criadores, e a reclamação de que a vacina causa muita reação aos animais, como o aparecimento de abscessos (pus na região da aplicação), febre, diminuição da produção de leite, e um pouco de apatia, mas que, desaparecem normalmente em poucos dias. Umas das principais causas para o aparecimentos desses abscessos são a higienização dos equipamentos utilizados no momento da aplicação da vacina, muitos dos produtores utilizam agulhas, seringas, pistolas, que em muitas das vezes não foram lavada e feita à assepsia correta para ser devidamente armazenadas, ou até mesmo fazem, mas deixam em ambientes que podem contaminar as mesmas com poeira, entre outros. Outra prática muito comum é a não troca da agulha durante a vacinação, maioria das vezes utilizam a mesma agulha para vacinar todo o rebanho, sendo que o ideal é a cada no máximo cinco animais fazer a troca da agulha e a que estava sendo utilizado seja devidamente lavada e esterilizada antes de ser utilizada novamente. Procedimento simples e fácil, que qualquer pessoal pode adotar na sua rotina, mas que faz muita diferença no resultado, uma delas é, lavar com água potável (água que utiliza para beber), colocar no fogo e imergir as agulhas dentro, e esperar cinco minutos após o início da fervura (começou a ferver, marca cinco minutos), após isso, retira-se do recipiente e armazena em outro com álcool 70% ou algum produto a base de amônia quaternária (CB-30). Isso já ajuda e muito, a diminuição de aparecimento de abscessos, seja ele por conta da reação vacinal, e principalmente por conta da contaminação pelos equipamentos.

Outro ponto que muita gente tem dúvidas é a respeito de aplicação de outras vacinas e até mesmos de outros medicamentos na hora que está vacinando os animais contra a Febre Aftosa. Uma das principais é se pode fazer vacina da Raiva, de Clostridiose (Manqueira, botulismo, tétano, gangrena gasosa, Enterotoxemia, entre outros) no mesmo momento, a resposta é, SIM, não só pode como deve aproveitar o momento, visto que os animais já estão presos e você já diminuiu o estresse de ter que trazer os animais outro dia para fazer essas outras vacinas.

A vacinação é de extrema importância, já que essa doença é de difícil controle e de rápida transmissão entres os animais, não deixe de vacinar, é barato, fácil e evita prejuízos para o produtor, desde morte de um animal, até outras medidas que podem ser tomadas caso apareça um caso confirmado da doença na propriedade.    

  Alguma dúvida, sempre procure um médico veterinário, ele é o responsável pela saúde e bem estar animal, e saberá direcionar o melhor para cada realidade.
                                                                 
Luis Carlos Pereira  Cavalcante,
Estudante do 4° período de Medicina veterinária,
Universidade Federal do Agreste de Pernambuco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário