Portal Tupanatinga: RELIGIÃO:PAPA FRANCISCO

Postagem em destaque

quarta-feira, 20 de março de 2013

RELIGIÃO:PAPA FRANCISCO


O que esperar de mudanças com o novo papa?
Publicado em 18-Mar-2013
Ainda é muito cedo para avaliar quais serão os rumos traçados pelo novo papa. Há muita desinformação em torno do que se escreve sobre Francisco. Mas algo se pode dizer: talvez a maioria dos católicos não queira mudar a doutrina sobre temas atuais, como o casamento de homossexuais e o aborto.

Em sua coluna publicada no Globo e na Folha de S.Paulo de ontem, o jornalista Elio Gaspari trata do livro escrito pelo papa e publicado há cerca de um ano, "Sobre el Cielo y la Tierra". Gaspari diz que, após ler o livro, é impossível chamar o papa Francisco de conservador ou homem simples, como a maioria das análises vem fazendo.

“Pode ser conservador um cardeal que quer abrir os arquivos do Vaticano para que se estude o Holocausto? Ele é contra o casamento de homossexuais e o aborto, mas isso não é conservadorismo, é a doutrina da igreja. Pílula? Astuciosamente calado. Em diversas ocasiões critica a conduta da igreja, seu regalismo e a promiscuidade com afortunados que fingem fazer caridade. Propõe tolerância zero para os pedófilos e chama o velho truque de transferi-los para outras paróquias de ‘estupidez’.”, escreve Gaspari. O papa também reconhece que casais morando juntos antes do matrimônio são um "fato antropológico".

Por tudo isso e os demais sinais já emitidos pela igreja, pouco se pode esperar em relação a mudanças nas doutrinas. Já sobre a pedofilia e a Cúria (órgão administrativo da Santa Sé), parece que o papa vai atuar, não aceitando os panos quentes que hoje predominam na Igreja.

Sobre celibato, aborto, homossexualidade, não deve haver mudanças. Mas sim sobre filhos de pais não casados e divorciados, por exemplo. Como cardeal, ele já defendia uma posição mais liberal ao batizar muitos nessa condição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário