Portal Tupanatinga: Marçonaria: culto à virtude e ações em defesa dos direitos à liberdade

Postagem em destaque

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Marçonaria: culto à virtude e ações em defesa dos direitos à liberdade


Maçonaria é uma instituição milenar que prega a tolerancia e a liberdade por isso deve ser formada por homens livres. Aqui em Tupanatinga a Loja Maçonica Acacia do Agreste é localizada na Rua Santos Duomont. Marco Marinho, membro antigo e defensor de uma maçonaria ativa e atuante, escreve em seu artigo um pouco da historia dessa sublime ordem, ainda pouco evidenciada na sociedade.(Edimilson)

Os Maçons são homens de bons costumes e propósitos, perseguidores incansáveis da perfeição humana.

Marco Marinho Monteiro 



A Maçonaria é uma das poucas instituições mais antiga e respeitada em todo mundo. Essa qualificação se dá, pelos seus princípios fundamentais, pela sua história e especialmente pelo legado.
Dentre os princípios que lhe asseguram a existência, destacam-se como fundamentais o culto permanente à virtude e o combate sem trégua a toda sorte de vícios.
Do ponto de vista de sua história, pode-se afirmar que nenhuma nação do planeta pode vangloriar-se de não lhe dever a consolidação de suas conquistas, sobretudo no que diz respeito à defesa de seus direitos fundamentais à liberdade.
A luta permanente da Maçonaria em defesa da fraternidade universal e o combate sem trégua a todas as ideologias e ações que atentem contra a dignidade do homem e à ética nas relações de convivência, dentre outras, justificam, cabalmente, sua existência.
É dever fundamental de todos aqueles que por meio da Iniciação penetram, ainda que superficialmente, nos mistérios da Maçonaria, conhecer e interpretarseus símbolos e alegorias e neles fundamentar-se, tornando-se assim, um ser coerente e sábio em seus atos.  
Não se pode entender que o Maçom não saiba o significado da ritualística que pratica e da liturgia dos diversos atos maçônicos.
É fato histórico que a Ordem Maçônica em muito contribuiu para a efetiva emancipação político-social do Brasil. E por isso, os maçons, devem sempre prestar homenagens aos irmãos responsáveis pelas idéias e ideais que lançaram os raios da Luz da Verdade por sobre nossa Nação, elevando nosso País à qualidade soberano perante as demais nações do globo terrestre.
Uma das muitas homenagens prestadas pela maçonaria brasileira aos Irmãos heróis, que conduziram a nossa nação ao status de Livre e soberana; trata-se do cumprimento cívico, patriótico e fiel, são as comemorações do dia 7 de setembro. 
Em todo mundo, no dia em que se comemoram a emancipação política social de sua nação, haverá sempre uma justa homenagem da maçonaria ressaltando os Irmãos que de forma direta ou indiretamente contribuíram para que houvesse lançado o raio de Luz da verdade, sua emancipação política e social.
Existe entre os maçons um laço sagrado, um sentimento de união fraternal. Este sentimento os move e os unem a cada Reunião que realizam e os fazem permanecerem na qualidade de uníssonos, num só sentimento de fraternidade. “Verdadeiro e imorredouro abraço fraterno”.
Os Maçons são homens de bons costumes e propósitos, perseguidores incansáveis da perfeição humana, homens preocupados em ser, em transcender, e ensinar a espiritualidade, crendo sempre no que é bom e no que é justo, pregando repetidamente o sublime cumprimento do dever e do trabalho, dedicando-se à família acima de tudo, célula mater. da sociedade e, por conseguinte, a nossa pátria e a humanidade. Dedicando-se integralmente ao bem estar da sociedade, pois o maçom tem por finalidade precípua ver feliz a humanidade. Feliz pelo amor, pelo aperfeiçoamento dos costumes, pela tolerância, pela igualdade, pela solidariedade e pelo respeito à autoridade e à crença de cada um. São incansáveis na defesa da pátria e uma sociedade Justa.  Rendem cultos a Deus, a quem chamam, em respeito a todas as religiões, de Grande Arquiteto do Universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário