Portal Tupanatinga: ORGANIZAÇÃO SOCIAL DO COMÉRCIO DE TUPANATINGA

Postagem em destaque

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

ORGANIZAÇÃO SOCIAL DO COMÉRCIO DE TUPANATINGA

 COMERCIO DE TUPANATINGA , O ÚNICO NA REGIÃO QUE NÃO DISPÕE DE UM CDL

(o Jornal Portal de Tupanatinga em sua coluna especial registra o crescimento do comercio local mas também questiona a necessidade de organizar-se) 
O comércio em Tupanatinga vem, aos poucos, crescendo e conquistando mais espaço,  com ampliação ou na abertura de novos negócios, porém diante desse ambiente próspero, se faz necessária a criação de uma câmara de dirigentes lojistas - CDL, importante na organização do comércio, na assessoria dos comerciantes e na propagação e fortalecimento do segmento produtivo, buscando desenvolver a economia local, gerando emprego e renda para os jovens, criando alternativa e variedade de serviços e comodidade para o consumidor local. Vale ainda ressaltar que na região somente o comercio do município de Tupanatinga não dispõe de uma câmara de dirigentes lojistas-CDL.
Câmara de Dirigentes Lojistas ou CDL é uma associação de lojistas, criado no Brasil para defender e prover serviços aos seus representantes de classe. Um dos principais serviços oferecidos aos lojistas é o Serviço de Proteção ao Crédito.
A civilização chega quando a sociedade se organiza buscando a integração e o bem estar coletivo. Diz-se que a sociedade é próspera quando o sentimento de pertencimento dos indivíduos é levado em conta, o que se faz com participação coletiva.
Há uma verdade: as cidades do porte de Tupanatinga tende a se tornarem em algum tempo centros comerciais do porte de Arcoverde. Das cidades vizinhas Tupanatinga é umas das que mais apresenta potencial de crescimento. Para cá migraram alguns comerciantes de Arcoverde. A CDL em nossa cidade tende a acelerar esse processo, aumentar o lucro dos comerciantes à medida que estes trabalharão de forma mais segura (serviço de proteção ao crédito).
O CDL pode funcionar como uma organização sem vínculo com o poder público, trabalhando com fins de  acabar com a cultura do fiado no comércio local, o qual pode dialogar com comerciantes e outras instituições como poder público, Banco do Brasil, escolas, escritórios de contabilidade, etc, para melhorar a organização do comércio, inovando, capacitando, orientando, capacitando para a melhoria de atendimento.
A criação do CDL, em nossa cidade, tem sido discutido por alguns comerciantes. É necessário que outros comerciantes adiram a essa idéia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário