Portal Tupanatinga: TRISTEZA E DEPRESSÃO

Postagem em destaque

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

TRISTEZA E DEPRESSÃO

Entendendo a diferença entre tristeza e depressão
Dois estados emocionais que mais pertuba a socieade moderna parecem ser um só, confudem as pessoas na hora de enteder , Vamos abordar agora as principais características do tema e ajudar você a descobrir qual é a hora certa de procurar ajuda de um profissional.

É muito comum as pessoas confundirem os dois estados emocionais. Basta alguém não está animado como de costume para ser chamado de deprimido. Por outro lado, quando alguém que realmente está com depressão relata isso a um amigo, este diz que isso é besteira, “frescura”. Vamos abordar agora as principais características do tema e ajudar você a descobrir qual é a hora certa de procurar ajuda de um profissional.

Tristeza: é um fenômeno natural que faz parte de nossas vidas. Em geral é gerada de um acontecimento externo, como perda do emprego, perda de um ente querido, problemas no relacionamento amoroso ou familiar, etc. Essa fase de angústia e sofrimento pode se prolongar por certo período de tempo (1 a 3 semanas), mas esse quadro vai diminuindo e aos poucos a pessoa consegue retomar seu ritmo de vida normal. Portanto, a tristeza está associada a certos episódios da vida e é um acontecimento natural. Facilmente conseguimos identificar o motivo da nossa tristeza.

Depressão:é um estado patológico, ou seja, é uma doença séria e necessita de tratamento. Além da tristeza, outros sentimentos negativos estão presentes na depressão. Em geral eles duram um longo tempo e é difícil a pessoa apontar qual o motivo que a deixa depressiva. É caracterizada pela falta de vontade de realizar as atividades diárias. Há um cansaço físico forte e uma dificuldade de concentração. A pessoa não tem ânimo perante a vida e tudo que antes lhe dava prazer, agora não faz sentido. São comuns a insônia, a falta de apetite, o isolamento e distanciamento dos familiares, desesperança, dores no corpo, medo, baixa autoestima, etc.
            A depressão já é a segunda causa de afastamento do trabalho, cerca de 10% da população brasileira sofre de depressão, sendo as mulheres em maior número. Isso se deve às questões hormonais, TPM e a gravidez.
            O estresse, a genética, o estilo de vida e outros fatores estão relacionados à causa da depressão.           É fundamental o conhecimento dos sintomas e consulta a um profissional de saúde. Muita gente após o surgimento dos sintomas inicia o uso de medicação sem orientação médica e acaba piorando seu quadro clínico.
            A depressão tem tratamento satisfatório e deve ser realizado pelo médico psiquiatra e por um psicólogo. O início e a suspensão do uso de remédios só devem acontecer após determinação do médico, mesmo o paciente tendo uma melhora no seu quadro. Além da psicoterapia e medicamentos, a atividade física e uma alimentação saudável são importantes no combate da depressão.
            Espero que o texto tenha ajudado no esclarecimento sobre o tema e auxilie em sua busca por uma vida melhor e mais feliz. Afinal, Deus nos criou para sermos felizes. Os homens foram quem criaram várias barreiras para dificultar o alcance da felicidade.

Fabian Elói Tenório
Psicólogo

Especialista em Psicodiagnóstico e Psicologia Hospitalar

Nenhum comentário:

Postar um comentário