Portal Tupanatinga: 2016-09-25

Postagem em destaque

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Com mais 50% dos votos validos Silvo Roque é Novo Prefeito de Tupanatinga


Com uma votação expressiva e esmagadora o candidato da coligação a ESPERANÇA SE RENOVA,  SÍLVIO ROQUE, se elegeu neste domingo (2), mandando para casa a candidata DAMACELE TOMÉ, da coligação Resistência, Força e Trabalho, apoiada pelo Prefeito atual Manoel Tomé.



Adicionar legenda
Com essa vitoria, a força da maioria da população interrompeu a continuação do Governo Manoel Tomé 
há oito anos no poder com uma gestão imperiosa e  distanciada cada vez mais da população. A Vitoria do liso contra o milhão, foi silenciosa e vencedora.  A gora com a politica renovada  a comunidade também renova a esperança e fortalece seu novo Prefeito para tirar a cidade do lamaçal em que se encontra. Esse é  o maior desejo da população, mas o momento ainda é de comemoração e tudo indica que o momento é festivo porque  essa vitoria estava represada há muito tempo,  segunda a multidão gritando na rua em plena festa da vitoria. 

VOTOS VALIDOS PARA PREFEITOS:

SILVIO ROQUE  ................ 5.971   (50,45%)
DAMACELE ...................... 3.933   (33,23%)
ELIANO MARTINS............ 1.840   (15,55%)
DAVI.....................................      92   (0,78 %)

VOTOS VALIDOS PARA VEREADORES:

COSTA..............................................767
NETO DE DUCA..............................753
CARLINHO DE IDELFONSO.........710
WELYSSON......................................703
GILSA...............................................653
DÉ DO POVAO................................ 602
NENEN DA BG ..............................  436
DILSON DE ZEQUINHA...............  430
AUREO DE DADÁ.........................  389
JOAO PEDRO SABORÁ................  317


















domingo, 2 de outubro de 2016

ARTUR FLOR DE SOUZA, O CONSTRUTOR QUE DEU VIDA E FORMA A NOSSA CIDADE


Artur flor de souza
Artur Flor de Souza foi o terceiro prefeito eleito de Tupanatinga, os dois que o antecederam Jaime de Melo Galvão e Lourenço Alves de Souza, desempenharam seu papel na questão de institucionalizar o município, colocá-lo em funcionamento: Instalação da prefeitura, câmara de vereadores, organizar coletas de imposto, serviços de saúde, segurança pública, delegacia, educação do município e vários outros serviços que deram o impulso inicial, como estradas, aquisição de ambulância, caçamba, caminhão, calçamentos etc.
Artur Flor de Souza, Filho de família tradicional do sertão do Pageú, boa formação militar e de grande influência política no Estado, aposentado e com muita disposição. Além do apoio político do principal líder da Cidade, Jaime de Melo Galvão, O Tenente Artur, como era assim chamado, já tinha conquistado o carisma da população, ou seja, este Homem já estava predeterminado para erguer de fato a cidade que aindacapengava  após 13 anos de sua emancipação política, sem infra-estrutura, água potável, telefone, falta de investimento para impulsionar o desenvolvimento econômico e a cidade crescer.
E após tomar posse, com seu vice-prefeito Odilon Teixeira, caiu em campo, articulou, trabalhou e deixou a cidade em pé, bem administrada, água potável nas torneiras, telefone, instituição bancaria, educação, emprego, patrimônio público em bom estado de conservação, dinheiro bem aplicado em saúde, transporte e educação e muito dinheiro em caixa para que o seu sucessor continuasse a ampliasse as ações de melhoria para o desenvolvimento da Cidade. Suas ações, obras e o zelo para com o patrimônio público do Município foram marcas que ficaram e ficarão para sempre na memória do povo.
ARTUR FLOR DE SOUZA nasceu em 11/08/1917, na fazenda Algodões, distrito de Nazaré do Pico, Município de Floresta PE, filho de José de Souza Ferraz e Úrsula Luciana Flor, onde viveu sua infância e adolescência. Ingressou na Policia Milita, trabalhou em diversas cidades, entre elas Tupanatinga, fez muitos amigos entrou para a política através  do  convite  do ex-prefeito Jaime de Melo Galvão para fazer parte de sua  Chapa como  vice prefeito, onde depois foi seu sucessor.  
      Eleito Prefeito, em 1976 com o mandato de 1977 a 1982, que teve duração de seis  anos. Politico sério, honesto e trabalhador,como tinha uma formação militar usou parte deste conhecimento em sua Administração. Cumpria horário de expediente na Prefeitura, fiscalizava as obras e fazia questão de acompanhar o andamento de todas pessoalmente, muito rigoroso com os bens públicos, tanto que, para uso pessoal era sempre em seu próprio carro. 
Em sua gestão a Câmara de Vereadores em era formada por sete componentes, sendo eles:Alexandre Miguel de Lima, Amaro Severiano Pereira, Cícero Belizário da Silva, José Emídio Neto, José Galvão da Silva, José gomes da Silva e Lourenço Alves de Souza Sobrinho
       Durante seu mandato trouxe muitos benefícios para o nosso município, sempre preocupado com as necessidades da população, buscava junto aos Deputados que apoiava;  ao Governador do Estado o Sr. Marco Maciel e ao Senador  Nilo Coelho, de quem era amigo.

_ Em menos de dois anos da sua posse, conseguiu instalar o serviço de abastecimento d’água encanada pela Compesa, até então usava-se de uma pequena cacimba, a tão conhecida cacimba de  Camila;
_ Posto Telefônico da Telpe (Telecomunicações Brasileira S.A.), onde a nossa população pode comunicar- se com restante do mundo.


_Uma Agencia do Banco do Brasil, pioneira em nossa região, dando um impulso econômico em nossa cidade, onde em media 08 (oito) municípios foram beneficiados com o serviço do Banco do Brasil de Tupanatinga, entre eles: Águas Belas, Buíque, Ibimirim, Inajá, Itaíba, Pedra, Venturosa.
_ Construção da Unidade Mista Santa Clara (Maternidade);
_ Construção de 20(vinte) escolas naZona Rural e Distritos. Entre elas a do Sitio Canela, Laranjo, Viana, Lopes, boqueirão, mata verde, cabo do campo.
_ Conseguiu 72 (setenta e dois) contratos efetivos para Professores estaduais e funcionários da Saúde.
_ Calçamento de diversas ruas
_Construção e reforma de estradas na Zona Rural, ondesempre estava visitava para verificar a real situação das mesmas.
_ Adquiriu diversos carros, patrol, enchedeira, caçamba, etc.
No final do seu mandato e quando foi entregar a seu sucessor deixou dinheiro no cofre da tesouraria e deposito bancário no montante de R$ 9.364.632,64. (Nove milhões, trezentos e sessenta e quatro mil, seiscentos e trinta e dois cruzeiros,sessenta e quatro centavos.), mesmo os repassesdos Governos Federal e estadual,  daquela época serem bem inferiores ao nosso tempo.

 Yonha Tupanatinga, 17/08/2016 
 






















sábado, 1 de outubro de 2016

QUATRO CANDIDATOS DISPUTAM A PRFEFEITURA

Há pou   
Há pouco dias das eleições municipais em Tupanatinga,em sua reta final,    partidos políticos refazem  suas estratégias políticas e  intensificam  ações para conquista  dos votos dos eleitores indecisos   já que a corrida eleitoral em nosso município nunca esteve tão acirrada tendo em vista  a quantidade de  candidatos  na disputa eleitoral para prefeito da Cidade. Há também de se considerar a divisão política generalizada em todo País, mas, sobretudo em nosso município que há anos se repete. Na ultima eleição, por exemplo, o atual prefeito foi reeleito com uma diferença 200 votos apenas.
Várias questões têm inflamado a esperança do eleitor brasileiro: A corrupção que inviabiliza a educação, saúde, segurança e o emprego; A Crise política afeta economia e paralisa o País. O eleitor agora esbarra nas questões locais que são mais próximas e necessárias, são questões de raízes e essa é à hora de cobrar dos políticos mais uma vez. Em Tupanatinga ha algumas questões antigas que precisam ser debatidas e exigidas como a implantação da Comarca, criada desde 2007; realização de concursos públicos para todas as áreas dos serviços publica municipal (há mais de 10 anos não realizados); Estimular e apoiar, através da secretaria de desenvolvimento econômico, a organização do comercia local; Administrar a potencialidade hídrica existente em nosso município, direcionando os seus benefícios para as famílias de baixa renda, através da criação de pólo de irrigação e construção de adutora na zona rural.
Nesta eleição quatro candidatos estão na disputa política municipal: Damacele Tomé dos Santos, 27 anos, pelo PDT; e tem apoio de oito partidos que compõem a coligação: PDT / PRB / PT / PTB / PMDB / PHS / PMN / PROS - TUPANATINGA, RESISTENCIA, FORÇA E TRABALHO. Em seus pronunciamentos promete além dar continuidade aos projetos do atual Prefeito, construir um governo aberto e de oportunidades, um governo em que o cidadão tupanatinguense tenha voz e ajude a equipe a melhorar.
 Davi Vicente Araujo, 29 anos, PC do B; Seu vice é Edvaldo. Sua proposta é Educar para produzir, priorizando  educação de ótima qualidade na cidade e no campo capacitando os jovens para as atividades econômicas e agrícolas.
Eliano Ferreira Martins, 47 anos, pelo PSB e tem apoio de quatro partidos que compõem a coligação PSB / PR / DEM / PTC - FRENTE POPULAR DE TUPANATINGA, Vice-Prefeito: Jose Lino. Garante se eleito trabalhará para cuidar das pessoas e recosntruir a Cidade.
Severino Soares dos Santos, 51 anos, candidato pelo PP. com a coligação A ESPERANÇA SE RENOVA, composta pelo PP e PSD, VICE-Mara. Se eleito promete trabalhar em prol das reais necessidades da  população, fazer um governo  com  a participação popular e  resgatar a auto estima da população Tupanatinguense proporcionando oportunidade para todos.

A Eleição é uma ferramenta democrática para escolha de candidatos. O escolhido terá a maioria dos votos, mas governará para todos. Esperamos as eleições independestes dos resultados sirvam para consolidar a democracia e que candidatos e eleitores a usem com carinho, alegria e paixão sabendo, portanto, respeitar os seus resultados

O JORNAL PORTAL DE TUPANATINGA "UMA VISÃO DE CONSCIENCIA POLITICA SOBRE NOSSA TERRA"




Editorial do Jornal - Edição III Jul/Ago/Set/2016



Elições Muncipias: Foco na sua cidade. 

             Há poucos dias das eleições municipais, de todas,  a mais importante  porque o eleitor vai poder participar da escolha do próximo prefeito e da renovação da Câmara de Vereadores ou, em outras palavras, ajudar a decidir sobre o futuro da cidade em que vive.                   Nas Eleições Presidenciais, a importância foi debater o Pais e o nosso estado, nessa vamos debater o futuro da nossa Cidade: Desenvolvimento com crescimento  econômico e social que melhore o comercio, a agropecuária e industria em nosso Município para que haja mais negócios, emprego e renda; Educação ampla e de qualidade com acesso para todos, garantindo mais humanização e futuro para a nossa juventude  ; Cultura para garantir civilização, respeito e auto-estima para o nosso  povo. Saúde fundamental para garantir vida; infra estrutura, saneamento básico ou seja cuidar do meio ambiente para que as pessoas possam viver sua cidadania com dignidade e decência.
 O Jornal Portal de Tupanatinga traz uma matéria econômica: Recursos hídricos em debate, com artigos analisando nossa maior riqueza ainda sem nenhum projeto voltado para beneficio da nossa comunidade. É preciso que a população cobre dos nossos políticos um olhar mais atento e desenvolvimentista e menos gananciosos e individualistas para que eles possam perceber o quanto estão deixando de fazer pelo crescimento do nosso município. No artigo “Tupanatinga terras das Águas”, do agrônomo João Santana, ela fala do potencial hídrico em nosso município, mas pouco explorado com fins econômico para criação de renda, enquanto milhares de litros cúbicos estão saindo através de carro pipas para abastecimento das cidades vizinhas sem nenhum incentivo que beneficie o Município.
Ampliando as informações,  o Técnico em Agropecuária Mario Antonio, faz uma exposição de como a cidade de Inajá tem viabilizado o seu crescimento econômico com a exploração dos seus recursos hídricos e conseguido destaque no estado como maior produtor de melancia e a produção de melão tipo exportação, atraindo empresa de grande porta para a Cidade como “AGRICOLA FAMOSA”,  oriunda do Rio Grande do Norte e maior exportadora do mundo de melão, gerando emprego e renda para o município de Inajá.
Questionando  potencialidade hídrica o geólogo e consultor em projetos de infraestrutura, Tácio Fernandes, apresenta em seu relatório técnico sobre o acompanhamento que está sendo feito pela CPRM sobre Acompanhamento do comportamento das bacias sedimentares do semi-árido, onde o Manancial da baixa funda superou expectativa”,mesmo diante de tanta demanda  e longa estiagem,  o nosso manancial tem potencial e só falta força de vontade e coragem  política para que Tupanatinga tome o rumo certo, o rumo do desenvolvimento.     
Convidamos você leitor, a fazer também uma viagem na historia política de Tupanatinga e reconhecer os nossos primeiros prefeitos que embora não estejam mais em vida, mas deixaram sua contribuição na historia política da nossa Terra: Lourenço Alves de Souza, no período de 1970 a 1972, como segundo prefeito eleito ajudou a cidade recém emancipada dar seu primeiros passos. 
A partir de 1977 a 1982, O Sr. Artur Flor de Souza, terceiro prefeito eleito deu sua valiosa e fundamental contribuição, com seu grito de guerra fez as autoridades governamentais se acordarem e a cidade começou a se erguer através de um trabalho firme e honesto que ficou na memória do município.